Roma rebatizará ruas que homenageiam fascistas

Por Ansa

A Prefeitura de Roma anunciou nesta terça-feira (16) a renomeação de duas ruas da cidade que homenageavam signatários do "manifesto da raça", documento que usava argumentos pretensamente científicos para vender a falsa ideia de uma "raça ariana de origem italiana" e que serviu de base para as perseguições do regime fascista contra judeus.

As vias Arturo Donaggio e Edoardo Zavattari serão rebatizadas com nomes de duas vítimas do Holocausto, a serem escolhidas juntamente com a comunidade judaica de Roma e com moradores e estudantes das zonas em questão.

O objetivo da prefeita Virginia Raggi é renomear todas as ruas que homenageiem signatários do manifesto da raça. Donaggio era psiquiatra e foi o mais velho dos 10 "cientistas" que assinaram o documento. Já o biólogo Edoardo Zavattari foi um dos principais teóricos do "racismo biológico".

Em junho passado, Raggi já havia rechaçado uma moção aprovada pela Câmara Municipal para rebatizar uma via pública com o nome de Giorgio Almirante, ícone do fascismo e ex-ministro da Cultura Popular na República Social Italiana, a "República de Salò", estabelecida pela Alemanha nazista sob um governo fantoche de Benito Mussolini.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo