Ex-melhor do mundo no futebol George Weah vence eleição presidencial da Libéria

Por Reuters

O ex-jogador de futebol George Weah da eleição presidencial da Libéria e sucederá Ellen Johnson Sirleaf no mês que vem, na primeira transição democrática em mais de 70 anos no país.

Com 98,1% dos votos apurados, Weah tinha 61,5% do total, ante 38,5% do vice-presidente Joseph Boakai, informou nesta quinta-feira a comissão eleitoral.

Apoiadores de Weah marcharam pelas ruas da capital, Monróvia, e buzinaram carros para celebrar a vitória.

Weah cresceu na região de Clara Town, em Monróvia, e jogou pelo Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea e se tornou o único africano a vencer o prêmio de Jogador do Ano da Fifa.

A história de superação de Weah o inspirou os descontentes eleitores com o governo de 12 anos de Johnson Sirleaf, que acabou com anos de guerra civil, mas foi criticado por fracassar em eliminar a corrupção da elite e pobreza persistente.

O comparecimento no segundo turno foi de 56%, disse o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Jerome Korkoyah, a repórteres em Monróvia.

A Libéria é a republica mais antiga da África e foi fundada em 1847 por escravos norte-americanos libertados. A última transferência democrática de poder no país aconteceu em 1944 e foi seguida por um golpe militar em 1980 e uma guerra civil de 14 anos, que terminou somente em 2003.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo