Conheça Pharrell, ganhador do Grammy de produtor do ano

Por fabiosaraiva
Pharrell na festa do Grammy, realizada domingo passado | Kevin Winter/Getty images Pharrell na festa do Grammy,
realizada domingo passado | Kevin Winter/Getty images

Conheça Pharrell Williams, vencedor do Grammy de produtor do ano de 2013 que, além de ser um dos responsáveis pelo hit ‘Get Lucky’, do duo Daft Punk, é  ‘culpado’ por alguns dos maiores sucessos da música americana na última década.

 

Quem é esse cara?

Pharrell Williams tem 40 anos e nasceu em Virginia, nos Estados Unidos. Desde a época do colégio dedica-se à música, seja como artista ou produtor. Com o tempo, seus pitacos e sua voz aguda tornaram-se fundamentais no meio artístico. De uns anos para cá, a mão do artista/produtor vem sendo garantia de sucesso. Sabe o hit “Get Lucky”, do Daft Punk? Além de tê-lo produzido, ele também canta na música.

 

Ele sempre fez sucesso?

Nem sempre, mas foi rápido. Desde 1992 Pharrell dedicou seu trabalho à produção, sempre ao lado dos amigos Chad Hugo e Shay Haley, um grupo chamado Neptunes. O trio chegou a produzir nomes conhecidos, como Jay-Z, Ludacris e All Saints, mas foi em 2001 que estourou com “I’m a Slave 4 U”, lançado por Britney Spears. Desde então a lista de artistas produzidos pelos caras ficou gigantesca.

 

Quais suas influências?

Principalmente Michael Jackson. Mas ele já mencionou outros grandes nomes, como Stevie Wonder, Marvin Gaye e A Tribe Called Quest. Ritmos como o hip hop, soul e o R&B são suas maiores referências em seus trabalhos.

 

Você fala tudo isso, mas Pharrell só tem um disco.

Sim, é verdade. “In My Mind” foi lançado em 2006 e chegou ao top 10 das paradas americanas. Porém não há hits tão grudentos como os que ele criou para outros artistas. Ao que tudo indica, neste ano de 2014 ele tentará a sorte novamente com um novo álbum solo.

 

Então Pharrell é bom em ser um grande parceiro?

Sim! Quer ter um hit? Chame Pharrell e comece a contar o dinheiro. Snoop Dogg aprendeu a lição. Em 2003 convocou o amigo para cantar “Beautiful” (com clipe gravado no Rio de Janeiro). Chegou no top 10 americano. No ano seguinte repetiram a dupla, em “Drop it Like it’s Hot”, e conseguiram o número um.

 

“Get Lucky” é seu maior sucesso como convidado?

Não exatamente. A música do duo francês Daft Punk ganhou prêmios e mais prêmios e não sai dos nossos ouvidos, mas em 2013 seu maior lucro veio da participação em “Blurred Lines”, de Robin Thicke, que foi número um em diversas paradas pelo mundo.

 

Quem mais já caiu em suas mãos?

Como produtor, nomes de respeito cederam aos caprichos de Pharrell. E a lista é grande: Jay-Z, Beyoncé, Madonna, Kylie Minogue, Aloe Blacc, Mayer Hawthorne, Kendric Lamar, Frank Ocean, Gloria Estefan, Maroon 5… E por aí vai.

 

E a vida pessoal, como vai?

Pharrell se casou no ano passado com sua namorada de longa data, a modelo e designer Helen Lasichanh. Juntos eles têm um filho, Rocket Man Williams, de cinco anos. Boa pinta, no ano passado foi eleito Homem do Ano pela revista “GQ” e, em 2005, foi apontado como homem mais bem vestido do mundo pela “Esquire”.

 

Veja algumas parcerias de Pharrell:

 

Madonna – “Give to Me”

Madonna ao vivo – “Beat Goes On”

Daft Punk – “Get Lucky”

Snoop Dogg – “Beautiful”

Gwen Stefani – “Can I Have It Like That” (live)

Britney Spears – “Boys”

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo