O computador da IBM do tamanho de um grão de sal grosso

Por Metro Jornal

Vai salgar a carne para o churrasco? Cuidado, você pode acabar "fritando" um computador. A frase pode parecer um absurdo agora, mas em breve ela poderá ser bem real. Na abertura da conferência Think 2018, nesta segunda-feira, a IBM anunciou o menor computador do mundo — literalmente menor do que um grão de sal grosso.

Este sistema-em-um-chip de 1 mm x 1 mm tem processador, RAM estática (SRAM), LED para envio de dados, fotodetector para receber dados e célula fotovoltaica para obter energia, com o mesmo poder de computação do chip x86 dos anos 1990.

Tudo bem, em termos de processamento não é lá "aquelas coisas", mas só a possibilidade de conseguir produzi-lo deste tamanho e ao custo de 10 centavos de dólar, já representam uma grande façanha.

Além do mais, a intenção é usá-lo, entre outras coisas, em sistema chamado de blockchain, que visa evitar a falsificação de remédios. A IBM diz que, em alguns países, quase 70% de tipos cruciais de medicamentos não são legítimos.

O computador será colocado na pintura, ou nos corantes, dos produtos e servirá com uma espécie de verificador, uma vez que vai armazenar os detalhes do processo de produção e garantir que não pulou nenhuma etapa.

A IBM ainda está testando o primeiro protótipo, mas espera ter uma versão pronta para seus clientes nos próximos 18 meses.

Computador do tamanho de um grão de sal grosso Divulgação/IBM
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo