Foco

Imagens mostram nuvens que podem ter causado microexplosão no interior de SP

Imagem mostra o que seria a formação de nuvens sobre Campinas durante o temporal do fim de semana | Rafael Coutinho/Reprodução / Facebook

ANÚNCIO

O internauta Rafael Coutinho registrou o que seriam imagens impressionantes das nuvens sobre a região de Campinas. A cidade no interior de São Paulo foi atingida no último fim de semana por fortes chuvas, raios e ventos que podem ter chegado a 120 km/h, segundo o  Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp). (Assista ao vídeo no fim do texto)

«Acreditamos que estas imagens possam ser reais, devido aos estragos que foram causados pelos ventos no fim de semana. O que vemos é um cumulonimbus que pode ter causado o fenômeno da microexplosão que atingiu a cidade no fim de semana», disse Hilton Silveira Pinto, agrometeorologista do Cepagri.

«O cumulonimbus é uma nuvem de tempestade completa. Tem chuva, tem granizo, tem ventos fortes e os raios também fazem parte deste pacote», completou Silveira Pinto.

Microexplosão parece, mas não é um tornado

De acordo com Ana Ávila, meteorologista do Cepagri o fenômeno que atingiu Campinas foi uma microexplosão, que é uma espécie de tornado, mas sem os ventos espirais. “O tornado é uma nuvem em forma de funil que toca o chão e gira no sentido horário. Ele segue um curso e por onde ele passa causa muita destruição. Já a microexplosão é como se fosse um colchão de ar que cai no chão e se espalha horizontalmente e causa destruição, mas não apresenta forma espiral”, explica.

Além dos ventos fortes, o temporal em Campinas também teve muitos raios | Rafael Coutinho/Reprodução / Facebook

tornado-x-microexplosao

Tags


Últimas Notícias