Bebida que já foi proibida por seu poder alucinógeno ganha rota turística na França

Também chamado de "fada verde", absinto ficou conhecido por ser uma droga perigosa

Por Metro Jornal São Paulo

A França inaugurou uma rota turística dedicada ao destilado absinto, mais conhecido como "fada verde", que inclui um circuito na Via dell'Aenzio, passando pelos campos da região da Borgonha francesa e da Suíça.

Além de destilarias como a Les Fils d'Emile Pernot, a rota do absinto contempla restaurantes – entre outros estabelecimentos – que utilizam a bebida em suas receitas.

A bebida alcoólica era famosa entre os artistas do século 19. Em 1900 ficou conhecida como uma droga alucinogênica perigosa, e quase um século depois, foi legalizada. Atualmente, está passando por uma fase de fama e notoriedade.

O absinto foi inventado no século 18, no vale suíço de Val-de-Travers. Ele era feito com artemísia, uma planta conhecida pelos egípcios e possuia um teor de álcool muito alto, de 45 a 70%, desta forma, rapidamente se tornou popular.

A propagação da bebida foi enorme e causou grandes preocupações devido os efeitos colaterais que as pessoas poderiam ter. Então, as autoridades francesas proibiram sua produção e seu consumo em 1915.

Pequenas destilarias na rota do absinto estão surgindo constantemente. Elisabeth Contejan, diretora da Agência de Turismo de Pontarlier, explica, que essas empresas estão crescendo e suas marcas estão se fixando no mercado.

O copo de absinto é servido de uma forma especial. Para servir a bebida é preciso derramar água congelada atráves de uma colher especial cheia de açúcar em um copo com especiarias.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo