Perdeu o passaporte no exterior? Saiba o que fazer

Por Metro Jornal

Ficar sem o passaporte pode ser um verdadeiro transtorno, caso você esteja planejando uma viagem para outro país. Imagine então perdê-lo durante uma viagem ao exterior.

Se este é o seu caso ou se você está apenas buscando se informar sobre o assunto, saiba tudo o que é preciso fazer para resolver esse problema:

Leia mais:
Saiba quais documentos serão necessários para emitir passaporte
Vai viajar? Saiba quais países recebem brasileiros sem visto

Boletim de ocorrência

O primeiro passo é procurar a polícia local e fazer um boletim de ocorrência informando a perda ou roubo do passaporte.

Para ajudar nesse processo, você pode procurar pelo site oficial do município onde está e buscar informações voltadas aos turistas, já que alguns deles trazem endereços dos postos policiais mais próximos.

Portal Consular

Em seguida, acesse o site do Portal Consular, clique em "No Exterior" e, na página seguinte, escolha a opção "Perda de documentos brasileiros no exterior", onde há maiores orientações sobre o assunto, como uma lista de consulados e embaixadas do Brasil em outros países.

Depois disso, é preciso preencher o formulário no site do Ministério de Relações Exteriores e imprimi-lo.

 

Consulado ou Embaixada

Caso você não tenha conseguido fazer o boletim de ocorrência em algum posto policial da cidade, pode preencher uma declaração de perda ou roubo no próprio consulado.

É importante ressaltar que em situações assim tanto a Embaixada quando o Consulado podem ajudar. No entanto, o ideal é procurar o serviço consular que está mais preparado para cuidar do assunto.

Não esqueça de levar formulário impresso e também o B.O., caso já o tenha em mãos para solicitar um passaporte substituto.

Quando não for possível acionar o consulado brasileiro do país, entre em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros do MRE-Itamaraty (Ministério de Relações Exteriores) por telefone (61 8197-2284 ou 61 2030-6456) ou por e-mail (dac@itamaraty.gov.br).

Novo passaporte

Após o contato com o Consulado – ou a Embaixada – e o pagamento da taxa de US$ 160 (cerca de R$ 500), é preciso aguardar de sete a 10 dias para ter o novo passaporte.

No entanto, ele não terá os vistos das viagens anteriores e isso pode ser um problema, caso a viagem continue para outros países.

Agora, se o prazo da emissão for incompatível com a data do voo, há países que emitem uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil). Esse documento é emitido em casos de emergência e fica pronto em até três dias úteis, permitindo uma viagem de volta direta ao Brasil. Assim, em caso de escalas e conexões em outros países, a pessoa não pode deixar a área de embarque.

Porém, se a viagem for continuar para outros países será preciso aguardar a emissão do passaporte e não do ARB.

Dicas

Fique atento a algumas orientações extras que podem ajudar:

  • Se a perda acontecer no fim de semana ou em feriados, pode ser preciso esperar alguns dias;
  • Nos meses de férias (janeiro, fevereiro e julho) a espera para a emissão pode ser mais longa do que o comum;
  • Não há um serviço de urgência e a validade do passaporte novo pode ser menor;
  • Se você tiver seguro de viagem, entre em contato com eles e veja qual suporte disponível para essa situação (dependendo do plano contratado, eles podem auxiliar com orientações ou até mesmo fazer empréstimos para as despesas)

 

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo