Descubra quais alimentos aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Por Metro Jornal São Paulo
Descubra quais alimentos aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Os termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo, o que, consequentemente, auxilia na perda de peso.

De acordo com Diogo Círico, nutricionista esportivo da Growth Supplements, nutrientes que ajudam na ação termogênica induzem o metabolismo a trabalhar em um ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias.

Estão nessa lista alimentos como gengibre, pimenta, cafeína e chá verde, sendo que os dois primeiros apresentam um maior nível de dificuldade para ser digeridos pelo organismo.

Já cafeína, por sua vez, estimula o gasto de energia no repouso. No chá verde, o efeito é observado com as catequinas, com o aumento na produção de UCP1, uma proteína encontrada na mitocôndria do tecido adiposo.

Que os termogênicos fornecerem grandes benefícios ao influenciar o metabolismo ninguém discorda, mas a ingestão de tais alimentos exige cuidado.

“Os termogênicos devem ser incluídos ao longo do dia. Já os alimentos e suplementos com poder estimulante, como a cafeína, devem ser consumidos antes do treino”, diz Círico. Para potencializar os efeitos dos alimentos não se esqueça de manter uma dieta totalmente voltada para a redução de peso.

Quem preferir alternativas aos alimentos, pode consumir tais suplementos por meio de cápsulas. A função é a mesma, mas a vantagem, segundo o nutricionista, são as quantidades, que são bem maiores. A cafeína, por exemplo, se ingerida pelo café, precisa ser consumida na quantidade de 3 a 4 xícaras para obter uma porção de de 210 mg. Via suplemento, entretanto, é possível ingerir o dobro dessa dose de uma só vez, sem prejuízos à saúde.

O melhor alimento termogênico não existe. Existem pessoas que se adaptam a estimulantes como a cafeína e outras que apresentam melhor resultado com os ativos de pimenta, por exemplo. “Somente uma avaliação nutricional individualizada será capaz de diagnosticar qual a melhor combinação de elementos termogênicos que deve ser adotada”, finaliza Círico.

Loading...
Revisa el siguiente artículo