Mantenha o seu corpo hidratado neste verão

Por Metro Jornal São Paulo
Mantenha o seu corpo hidratado neste verão

Com os termômetros elevados e com a exposição ao forte calor, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. O corpo precisa de muito líquido para se manter hidratado e saudável. A nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Iara Cecília Pasqua, explica que ao ter desidratação no verão, podemos comprometer seriamente nosso metabolismo e nosso desempenho, pois sente-se fadiga, dor de cabeça, queda de rendimento nas atividades físicas e até nas atividades do nosso dia a dia.

O jeito é buscar técnicas para se refrescar e sobreviver ao forte calor. Além de tomar mais água, devemos optar por refeições mais leves e incluir na dieta algumas frutas, verduras e legumes, que ajudam a recuperar os minerais que perdemos com a transpiração. “No verão, a temperatura corporal aumenta e a transpiração é uma reação natural de nosso organismo na tentativa de reduzir essa temperatura. Todo líquido perdido com a transpiração deve ser reposto com água”, alerta a nutricionista.

 

  • No mercado, a principal seção deve ser a de hortifruti. Consuma frutas em todas as refeições: no café da manhã, nos lanches da manhã e da tarde, no almoço e no jantar. Inclua legumes e verduras no maior número possível de refeições. Melão, melancia, abacaxi, laranja, mexerica, pera, manga e banana são alguns dos alimentos mais recomendados para consumir no verão.
  • Abuse dos sucos naturais bem geladinhos e de água de coco. Picolés e raspadinhas são ótimos para refrescar. Cenouras e beterrabas cruas ficam saborosas nos sucos, e ainda ajudam a adoçar.
  • Prefira carnes magras grelhadas, cozidas ou assadas. Nada de frituras ou carnes gordurosas e evite excesso de sal.

 

Loading...
Revisa el siguiente artículo