Não sabe seu tipo sanguíneo? Conheça 5 formas de descobrir

Por Metro Jornal
Pixabay
Não sabe seu tipo sanguíneo? Conheça 5 formas de descobrir

Não sabe seu tipo sanguíneo? Não se preocupe, afinal você não está sozinho nessa. Um pesquisa feita pelo Datafolha mostrou que isso é mais comum do que se imagina. De acordo com o estudo realizado em junho deste ano, 40% dos brasileiros desconhecem essa informação.

Se você está nesse grupo e precisa saber seu tipo de sangue, veja algumas maneiras de descobrir:

Leia mais:
Pets também podem doar sangue e salvar cães e gatos
Gays não podem doar sangue? Preciso estar em jejum? Veja mitos e verdades

1. Olhe os exames de sangue que já fez

A forma mais rápida e fácil de descobrir é procurar por um exame de sangue que já tenha feito. Se você costuma guardar esse tipo de documento, pode descobrir se é A, B, AB ou O em alguns minutos após uma rápida consulta.

Tipos de sangue Pixabay

2. Use seus conhecimentos de biologia

Se você foi um bom aluno de biologia na escola, essa técnica pode ajudá-lo a ter uma noção de qual é o seu a partir do tipo sanguíneo dos seus pais – ou filhos. Nesse caso, as aulas de genética relacionadas ao sistema ABO e o sistema Rh serão bastante úteis.

Achou complicado demais? Então talvez a próxima dica seja melhor para você.

3. Use uma calculadora sanguínea

Caso a dica acima não ajude, você pode contar com a ajuda de calculadoras sanguíneas na própria internet.

Apesar do resultado não ser definitivo, elas ajudam a saber qual é o tipo mais provável. Há alguns sites que fazem o cálculo em questão de segundos. Para isso, basta preencher o tipo sanguíneo dos pais ou de um dos filhos e ver o resultado.

4. Doe sangue

Uma outra forma é a doação de sangue. Como os doadores precisam passar por exames sanguíneos, essa é uma oportunidade de descobrir sem precisar gastar com exames.

5. Faça o exame de tipagem sanguínea

Agora, se não nenhuma das dicas acima funcionar, a forma mais segura é fazer um exame de tipagem sanguínea. Caso tenha convênio médico, você pode agendá-lo; no entanto, se for fazer pelo sistema público, é preciso marcar uma consulta e pedir ao médico uma guia para agendar o exame.

Loading...
Revisa el siguiente artículo