Repolho, seu aliado para combater os efeitos nocivos do álcool

Por Metro Internacional
Divulgação
Repolho, seu aliado para combater os efeitos nocivos do álcool

Cansaço, gosto amargo na boca, náusea: os sintomas da ressaca são bem conhecidos para quem extrapolou no álcool na noite passada. Não demora muito para que o corpo sinta os efeitos do chamado estresse oxidativo, que enfraquece seu sistema imunológico.

Quando o corpo é contaminado por um vírus, as células T, responsáveis pela imunidade, começam a dispersar essa substância por todo o corpo. Logo, as células T chamadas CD8+ eliminam o invasor matando as células infectadas. Ao mesmo tempo, as denominadas CD4+ organizam a reação imune.

As células se dividem a cada oito ou 12 horas, então pode demorar até uma semana para que uma infecção seja combatida. Mas esse processo pode ser colocado em risco se as células T perderem sua capacidade de reparação quando danificadas por estresse oxidativo. Isso é justamente o que acontece quando você bebe várias doses de tequila, por exemplo.

Leia mais:
Café e chocolate reduzem chance de doenças cardíacas
Ingerir bebida alcoólica melhora a pronúncia de outro idioma, diz estudo

No entanto, o professor Manfred Kopf do ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique) realizou um estudo em que ratos puderam recuperar suas células imunes danificadas consumindo um alto nível de vitamina E, graças ao efeito antioxidante do suplemento.

Os ratos, que tinham 10 vezes mais vitamina E em suas dietas, conseguiram proteger células cruciais, que se multiplicaram para combater infecções.

"O benefício dos comprimidos de vitamina é uma questão controversa", disse Kopf, de acordo com o "Daily Mail". "Nosso trabalho mostra que mesmo um defeito genético em uma parte importante da maquinaria antioxidante de uma célula pode ser compensada com uma dose elevada de vitamina E. Isso é novo e surpreendente."

Embora a Kopf não recomende suplementos de vitamina E para a vida diária, o professor admite que consumir suplementos, smoothies ou sucos verdes de couve ou repolho com amêndoas pode ajudar a responder ao estresse oxidativo, o qual pode ocorrer devido à exposição prolongada à luz solar ou à ressaca.

No entanto, como os resultados da vitamina E no sistema imunológico são percebidos a longo prazo, você pode não perceber os efeitos.

Loading...
Revisa el siguiente artículo