Estudo vê relação entre enxaqueca e dor na face

Por Metro Jornal
Free images
Estudo vê relação entre enxaqueca e dor na face

Frequência da enxaqueca e intensidade de dores nos músculos da face e perto do ouvido estão associadas. É o que aponta um estudo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.

“Quando se tem muitas crises ou quadros intensos de enxaqueca, é esperado que surjam sinais e sintomas como dor na mastigação e movimentação da boca”, diz Lidiane Florencio, uma das autoras da pesquisa.

De acordo com o estudo, que avaliou 84 mulheres com idade média de 30 anos, pacientes com enxaqueca crônica, durante 15 ou mais dias por mês, têm três vezes mais chances de sofrer sintomas mais severos de DTM (disfunção temporomandibular), na articulação da mandíbula com o crânio. O estudo mostrou ainda que o contrário nem sempre ocorre. “A presença de dor na face e mandíbula nem sempre é acompanhada de dores de cabeça”, observa a pesquisadora.

O estudo é importante por associar a avaliação e tratamento destas duas condições: dor de cabeça e dor na face e mandíbula, explica Lidiane.

“O tratamento isolado de uma delas pode não ser suficiente para a melhora total do paciente.” A pesquisadora defende que pacientes com enxaqueca tenham os  sintomas da DTM clinicamente examinados.    

Há casos, por exemplo, em que o tratamento para as dores de cabeça podem contar com o auxílio de um dentista. Isso porque a cefaleia pode estar relacionada ao deslocamento da mandíbula, que em alguns casos pode se tornar uma DTM, trazendo outras complicações como dificuldade na mastigação e dor de ouvido.

Para saber se a dor de cabeça tem causa odontológica é preciso verificar alguns sinais, diz o dentista Paulo Seraidarian. “Não conseguir abrir a boca de forma reta, só desviando o queixo, e ouvir pequenos estalos, ou sons, na região anterior ao ouvido ao mastigar são sintomas de desvio na mandíbula.”

Mas a pesquisadora adverte que esse tratamento não cura a enxaqueca – doença neurológica de causas multifatorais. “É uma ferramenta auxiliar, como a fisioterapia, para amenizar causas que possam piorar a sensibilidade e o quadro clínico do paciente.”  

enxaqueca
Loading...
Revisa el siguiente artículo