Saiba que existe uma diferença entre os espumantes e aprenda a conhecê-los

Por Metro Jornal

Espumante é um nome genérico usado para todo vinho banco ou rosé efervescente por conter gás carbônico (o que faz borbulhar), não importando onde foi produzido. Assim, podemos afirmar que  um champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne. O mesmo vale para prosecco e cava.

Descubra as diferenças entre eles:

CHAMPAGNE
Originalmente é um espumante branco ou rosé feito à base de uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier, na região de Champagne, no nordeste da França, a partir do método champenoise. Nele, a bebida fermenta uma segunda vez já dentro da garrafa para eliminar resíduos e expandir os gases, resultando num espumante mais complexo, com borbulhas mais finas. Harmonizam com aperitivos como canapés, queijos, frutas e até o tradicional panetone.

CAVA
São todos os espumantes produzidos na Espanha com as uvas parrelada, xarelo e macabeo. Para eles também é utilizado o método champenoise de fermentação. Cava costuma ser uma opção mais acessível de espumante. Harmonizam com peixes, saladas e também carnes mais pesadas, como tender e pernil.

PROSECCO
Prosecco é todo vinho efervescente originário da região de Vêneto, na Itália, que leva apenas a uva glera em sua composição. Além disso, é elaborado pelo método charmat, em que a segunda fermentação é feita em tanques de aço inox. Harmonizam com canapés, saladas e peixes, como o bacalhau.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo