7 dicas para incrementar a ceia de Natal

Por www.band.com.br
7 dicas para incrementar a ceia de Natal

A época mais feliz do ano chegou e com ela vem a vontade de reunir a família para celebrar o nascimento de Jesus. Na mesa, é claro, não podem faltar as tradicionais receitas natalinas que dão um toque todo especial para a ocasião.

Em tempos de crise, uma das maiores prioridades é economizar. Mas, segundo Daniel Bork, é possível, sim, organizar uma ceia gastando pouco. “Em primeiro lugar não pode faltar amor, paz e alegria. O importante não é a comida, mas o espírito natalino, que é nascimento de Jesus, o Salvador, para quem acredita na fé cristã. O Natal é uma celebração, não um evento gastronômico, mas na minha modesta opinião, uma ave bem gostosa, um arroz caprichado e frutas como pêssego e figo são ingredientes que deixam a ceia saborosa”, afirmou.

A pedido do Portal da Band, o apresentador do "Dia a Dia" deu algumas dicas para você surpreender. Confira:

1. Escolha uma ave e capriche no tempero. “O molhinho do fundo de assadeira, que muita gente dispensa, fica delicioso com um pouquinho de leite e maizena”, indica Bork.

2. Está cansado de comer peru ressecado? Aí vai um segredinho infalível: “Descole a pele do peito com a mão e lá dentro você coloca manteiga ou margarina em temperatura ambiente. Espalhe como se fosse uma pomada mesmo, como um hidratante. Depois disso, leve ao forno embrulhado em papel alumínio”, aconselha Bork. “Outro ponto importante é respeitar o tempo de assar. Você não pode largar o peru lá no fogo. Quando o termômetro subir, desligue o fogão e retire do forno para que não continue recebendo o calor. Se você seguir essas dicas terá grandes chances de acertar no prato”, acredita.

A cozinheira e empresária Gabriela Pegurier também tem algumas dicas para deixar o peru ainda mais apetitoso.

3. Natal sem salpicão não é Natal. Se ele ganhar um toque especial com especiarias indianas,  então, fica irresistível.

4. Um bom prato pede um bom acompanhamento. Que tal investir em farofas variadas?  “Tem muitas maneiras de incrementar uma farofa. Você pode usar banana, abacaxi, damasco e nem sempre ela precisa ir para o lado doce. Você também pode colocar bacon, azeitona, ovo, cenoura, que fica tudo muito gostoso”, aconselha o apresentador.

5. Outro acompanhamento que muita gente não dispensa é o arroz. Mas aí vem a velha polêmica: com ou sem passas? No caso de Daniel Bork, ele deixa as frutinhas reinarem em outras receitas. “Tem crianças que não gostam das passas. Em casa, nosso arroz é com manteiga, cebola, metade água e metade vinho branco. Depois disso, a gente cozinha e por último coloca amêndoas ou nozes. Eu não utilizo passas porque minha cunhada geralmente traz uma farofa que já vem com passas. Também tem passas no salpicão, na sobremesa, então vamos passar as passas do arroz, né?”, brinca.

Você ainda pode inovar fazendo um arroz cremoso com bacalhau. Anote o passo a passo:

6. Os vegetarianos também podem comer bem. “A dica é uma maionese enformada que fica muito gostosa, com iogurte, maionese, cenoura, maçã, batata, ervilha e pimentão para quem gosta. Misture tudo com um pouco de gelatina incolor hidratada, coloque em uma forma e em seguida leve para a geladeira. Fica uma delícia”, garante o apresentador.

Outra sugestão é preparar uma farofa saborosa. “Coloque um pouco de azeite ou manteiga, cebola, soja extrusada, farinha de mandioca, cheiro verde bem fresquinho e, quem quiser, incremente com azeitona e alcaparra”.

Um arroz de forno vegano também pode trazer muito mais cor e sabor à sua mesa; veja:

7. A hora da sobremesa é um dos momentos mais esperados da noite. E você tem um verdadeiro leque de opções para tornar sua ceia inesquecível. Inspire-se em algumas receitas de dar água na boca:

Rabanada de travessa

Bolo Natalino

Pão doce de Natal

Se você quer deixar sua noite ainda mais completa, veja algumas dicas para arrasar na decoração:

Loading...
Revisa el siguiente artículo