8 dicas para mandar bem na segunda fase do vestibular

Por Metro Jornal
Image source/Folhapress
8 dicas para mandar bem na segunda fase do vestibular

As segundas fases dos vestibulares vêm aí e o momento agora é de se preparar. Guilherme Maynard, diretor da rede Prepara Cursos, dá as dicas para fazer aquela última revisada e chegar tranquilo nas provas.

1. Analise seu desempenho na primeira fase

Livro

Pense em quais foram as disciplinas e os conteúdos que você teve mais dificuldades. Checar previsões de cursinhos e comparar com o que realmente foi cobrado na prova também é válido como parâmetro para o que pode cair na segunda fase.

2. Faça uma revisão focada

Livro

A análise do desempenho permite traçar um plano de estudos focado, pois o tempo de revisão é curto. Maynard afirma que querer revisar tudo não é possível e só vai gerar estresse e cansaço.

3. Não se sobrecarregue emocional e psicologicamente

Tensão estudos

É importante não deixar o desespero bater, seja por causa de dúvidas ou porque ainda há muito por estudar. Não trabalhar o emocional, de acordo com Maynard, pode ser fatal para o desempenho na segunda fase e levar ao temido “branco”.

4. Varie as fontes de conhecimento

Distribuição Jornal Metro Metro

Uma ótima forma de estudar sem se cansar tanto é buscar outras fontes de conhecimento, deixando as apostilas de cursinho e os livros de didáticos de lado por um tempo. Ler jornais, revistas e assistir telejornais, documentários e até filmes históricos são maneiras mais leves de revisar que ainda contribuem para construir repertório.

5. Tenha momentos de lazer

Música

Ter momentos de lazer e descanso é importante! Tirar dias para dormir até tarde, pegar um cinema ou mesmo separar algumas horas do dia para os exercícios físicos é ótimo para relaxar e distrair o corpo e a mente da ansiedade da prova.

6. Evite falar sobre a prova fora da revisão

Conversa amigas

Conversar sobre a prova fora da revisão com amigos e família pode ser bom para desabafar. Por outro lado, pontua Maynard, pode levar a discussões e o estudante pode se sentir pressionado.

7. Comece a prova pelas questões mais complicadas

Prova vestibular Moacyr Lopes Júnior/Folhapress

Para o dia da prova, é bastante importante se manter positivo. A recomendação é começar pelas questões mais difíceis, pois é nesse momento que o estudante tem mais disposição e tempo para resolvê-las.

8. Vá confortável e faça pausas

Prova vestibular Código 19/Folhapress

No dia, a prova deve ser a única preocupação. Por isso, vestir roupas confortáveis, levar lanches leves e fazer pausas durante a prova, ajudam. Nas pausas, aproveite para caminhar e se alongar um pouco. Isso estimula a circulação e melhor a disposição e concentração para continuar a prova.

Loading...
Revisa el siguiente artículo