Prepare-se para a reta final do Enem

A poucos dias da última prova, a dica é desacelerar. Mas ainda há tempo para uma revisão

Por Carlos Minuano - Metro Jornal São Paulo
Divulgação/ Poliedro
Prepare-se para a reta final do Enem

F

altam poucos dias para o segundo e último dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que neste ano, pela primeira vez foi dividido em dois domingos consecutivos. Se estiver em dúvida sobre o que fazer nesse pouco tempo que resta, saiba que ainda dá tempo de fazer uma boa revisão, garantem especialistas.

Mas, nada de estresse. Afinal, não dá para rever tudo. Por isso, a regra agora é priorizar, afirma Vinicius de Carvalho Haidar, coordenador do Curso Poliedro, especializado em Enem e vestibulares. “Revise as matérias que têm mais dificuldade, sobretudo os conteúdos que, de fato, tenham alta incidência na prova.”

Uma maneira prática de fazer isso é utilizar as provas dos dois últimos anos, sugere Haidar. “Erros ou dificuldade serão indícios de que precisa revisão”. Outra vantagem desse caminho, segundo ele, é do estudante se habituar ao formato do exame. “Como são as questões, tempo médio de respostas, quantidade e sobretudo o formato das perguntas.”

O Enem é conhecido por contextualizar as questões, mesmo que se trate de uma conta ou de uma fórmula de química. “E isso é bom porque ajuda quem sabe menos a encontrar uma resposta”, comenta o coordenador.

Outra dica importante: anote tudo que funcionou no primeiro dia do exame que seja possível utilizar novamente na última etapa, recomenda Eduardo Valladares, gerente pedagógico do cursinho on-line Descomplica. “O local onde sentou na sala, a hora que saiu de casa, o que comeu na véspera antes de ir para a prova e na hora da prova. Todos os detalhes fazem diferença ao final.”

Nesta última prova, as questões envolvem muitos cálculos, contas e raciocínios, por isso é importante foco e  estratégia definida, orienta Valladares. “Atente-se para a forma de conduzir a prova, faça por último as mais difíceis e demoradas para não desperdiçar pontos nas mais fáceis.

O site do Descomplica fornece gratuitamente links para todas as provas resolvidas do Enem com justificativa do gabarito e comentários sobre alternativas erradas (descomplica.com.br/gabarito-enem).

Seis dicas
para a última semana

Organize os estudos
Distribua os estudos ao longo da semana para não se sobrecarregar. Não é hora de acelerar, faça sua revisão, mas sem exageros.

Intercale as disciplinas
Duas horas para cada matéria é uma boa medida. Dá tempo de fazer um bom estudo, sem se cansar muito.

Coma bem e cuide-se
Busque nesta semana uma rotina saudável de alimentação. E ocupe-se com atividades que promovam bem-estar.

Atenção aos documentos
Outro ponto importante é separar os documentos necessários para o exame. Melhor não deixar isso para a última hora.

Não ignore a ansiedade
Prestar atenção na respiração pode ajudar a reduzir a ansiedade, que pode piorar na hora da prova. Respire fundo, lentamente e profundamente.

Durma bem, muito bem
O corpo e a mente precisam estar preparados para enfrentar horas de prova. A regra aqui é dormir  bem e descansar.

Fontes: Vinicius de Carvalho Haidar, coordenador do Curso Poliedro; Cristiane Paccola, Orientadora Profissional do Arquidiocesano, e Eduardo Valladares, Gerente Pedagógico do cursinho on-line Descomplica.

Todo cuidado é pouco!
No dia da prova, planejamento é fundamental. Isso começa pelo horário. É prudente chegar com uma hora de antecedência. Para isso é bem importante definir trajeto, checar linhas de ônibus e metrô. “É importante levar em consideração que será domingo, frota reduzida, muita gente indo fazer a prova, ou seja, o trânsito pode estar ruim”, alerta Vinicius de Carvalho Haidar, do Curso Poliedro.

Também vale fazer uma lista do que levar no dia da prova e (mais importante ainda) do que não levar. Confira o que pode e o que não pode, entre outras dicas e informações importantes, no site: enem.inep.gov.br. 

Loading...
Revisa el siguiente artículo