Aprenda maneiras de proteger seu cachorro das altas temperaturas do verão

Por Metro Jornal

Nesses dias de calorão, não só nós ficamos incomodados. Os bichinhos também sentem e precisam de alguns cuidados especiais.

Assim como ninguém gosta de vestir casaco no verão, os bichinhos, que já nasceram “agasalhados”   sofrem mais nos dias quentes. Então, providencie uma tosa, ao menos a higiênica, para seu pet agora mesmo. Banhos também são indicados uma vez por semana. A recomendação é lavá-los com água em temperatura ambiente e xampu especial para pets, neutro e hipoalergênico.

E a veterinária Cibele Erreiras Ruiz lembra que, por mais que pareça óbvio, muitos tutores se esquecem de que durante o verão é comum que os animais, principalmente os mais peludos, fiquem desidratados.

A hidratação é essencial, avisa a veterinária. A dica é espalhar vasilhas de água pela casa, assim o cachorro será incentivado a matar a sede, e quando quiser. “O ideal é manter a água sempre fresca e limpa, mas se você ficar fora por muito tempo faça a troca ao menos duas vezes por dia e mantenha os potes na sombra”, orienta Cibele.

Se for levar o seu bichinho para se exercitar, evite o horário entre 10 da manhã e 17 horas. Locais com árvores, sombra, piso frio ou grama, são os mais recomendados. O asfalto quente pode queimar as patinhas do cachorro. A veterinária indica que o dono verifique todos esses detalhes antes de sair de casa.

E, claro, não se esqueça do protetor solar. Mas não só para você, existem filtros solares específicos para os animais. “A recomendação é aplicar nas partes menos cobertas por pelos, como pontas da orelha, barriga e nariz, principalmente em animais de pelo curto, pelagem branca ou de mucosas claras”, aconselha a veterinária. E atenção: não aplique o protetor solar para humanos em seu pet, pode intoxicá-lo!

É comum, durante o verão, que os animais percam o apetite e por isso comam menos. Mas não é um motivo para se preocupar, você pode oferecer mais porções de comida por dia para ver se ele anima em comer um pouco mais. Uma sugestão de alimento são as frutas frescas, como melão e melancia que contém alto teor de água. 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo