Italiano retrata a beleza dos insetos em série fotográfica cheia de cores

Por Metro Internacional

O mundo dos insetos é desconhecido e pouco apreciado por muita gente, ainda que esteja cheio de formas e cores interessantes. O fotógrafo autodidata italiano Francesco Bagnato decidiu mostrar a beleza desses animais com uma série chamada “Entomology”, com fotos de insetos coloridos sobre um fundo preto para destacar seus tons.

Francesco Bagnato

ENTREVISTA

Por que você começou a tirar fotos de insetos?

Estou seguindo uma paixão de infância. Desde que eu era pequeno, costumava capturar insetos e passava horas observando o comportamento deles. Ainda me lembro de quando vi um grupo de vaga-lumes numa noite de verão. Foi uma experiência incrível que ainda permanece viva na minha memória.

Onde você conseguiu esses insetos tão coloridos?

Costumo manter contato com vendedores que estão no negócio do colecionismo de insetos. Eu gostaria de poder viajar mais para poder fotografá-los na natureza, mas é muito caro para mim.

Você usou algum tipo de equipamento especial para tirar as fotos?

Não sou um fotógrafo profissional, só aprendi a tirar fotos do meu jeito. Uso uma câmera Canon Eos 6d e uma lente de 100m, mas todo o resto do equipamento é o mais barato que pude comprar para se encaixar com o que eu já tinha ou eu fiz em casa. Por exemplo, eu uso garrafas de plástico para deixar o papel das lâmpadas mais opaco, para uma iluminação mais suave. O tripé e os suportes foram feitos com livros e outras coisas da minha casa. As luzes são lâmpadas de led, nada específico para fotografia.

É difícil fotografar insetos?

A parte mais difícil está relacionada às cores. A maioria deles têm uma superfície meio metálica, que permite uma de duas coisas. Ou te permite mostrar toda a gama de cores possíveis existente no inseto, o que é ótimo, ou o exoesqueleto metálico reflete totalmente a luz ou a absorve totalmente, e aí não dá para ver nada. Então a dificuldade está em usar os dispositivos certos para fornecer a melhor iluminação para as fotos.

Qual é o seu inseto favorito?

Essa é uma pergunta muito difícil. A verdade é que não tenho um específico. Amo todos eles por diferentes razões: por suas cores, por suas habilidades – nadar, voar -, por sua bioluminescência e por suas estruturas sociais. E penso que a metamorfose dos insetos é uma das coisas mais fascinantes do mundo.

Veja o trabalho completo do artista aqui:

https://www.behance.net/gallery/48540617/Entomology

Posted by Francesco Bagnato on Tuesday, January 2, 2018

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo