Estilo de Vida

É verdade que o comportamento dos animais pode prever terremotos?

Algumas histórias contam que antes de um terremoto, os animais começam a agir de forma diferente: as cobras e sapos saem das suas tocas, cães latem excessivamente e pássaros voam em padrões incomuns.

Segundo um estudo de 2011 da Open University no Reino Unido, essa informação realmente pode ir além do imaginário popular.

Os pesquisadores descobriram que as tensões que se acumulam ao longo das linhas de falha de um terremoto, liberam partículas eletricamente carregadas que são transmitidas através de rochas, produzindo mudanças químicas nas águas subterrâneas.

Recomendados

De acordo com a BBC, essa poderia ter sido a razão pela qual alguns animais começam a agir de forma diferente, como por exemplo, quando os sapos deixaram seus lagos de repente alguns dias antes do terremoto que atingiu a cidade de L’Aquila, na Itália, em 2009.

Com os pássaros, a explicação ainda não possui evidência direta, mas também gira em torno da carga positiva que pode afetar os campos eletromagnéticos. Por isso, morcegos e pássaros que se orientam por esse campo podem apresentar um comportamento de voo anormal.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos