Qual é a forma correta de terminar um relacionamento?

Meghan Markle escolheu enviar a aliança por correio, mas segundo uma pesquisa essa não é uma estratégia indicada.

Por Metro Internacional

Ganhou as manchetes do dia uma notícia que deixou muitas pessoas decepcionadas com a futura esposa de príncipe Harry: Meghan Markle teria terminado seu último casamento por “correio”, devolvendo a aliança ao marido em uma carta.

Concorde ou não com a estratégia, é um consenso que terminar um relacionamento nunca é uma tarefa simples. Algumas pessoas preferem adiar muito essa decisão e outras preferem confrontar esse momento de maneiras controversas.

Pensando nisso, os psicólogos Tara Collins e Omri Gillath, da Universidade de Kansas, conduziram uma série de estudos para testar a melhor forma de terminar um relacionamento.

Reconhecendo o papel da personalidade dos estudados, eles incorporaram uma medida para avaliar como diferentes tipos de pessoas abordam o problema do término. A conclusão é que existem cerca de 7 estratégias utilizadas pelas pessoas para “terminar” um relacionamento. Confira:

Evitar / retirada: Evita o parceiro, para de se envolver, não faz nada pelo relacionamento, tem conversas curtas. Exemplo de atitude: "Parei de fazer favores para o meu parceiro".

Tom positivo / se culpar: Evita que o casal tenha ressentimentos, ferir os sentimentos do outro e  culpá-lo. Exemplo: "Eu me culpei completamente pelo término, mesmo sabendo que eu não era a única causa".

Confronto aberto: De forma honesta, transmite os motivos do término. Exemplo: "Expressei abertamente ao meu parceiro meu desejo de terminar".

Escala de custos: Se torna deliberadamente desagradável, sendo exigente, deixando pistas de que o relacionamento acabou. Exemplo: "Eu escolhi uma discussão com meu parceiro como desculpa para a separação".

Manipulação: Preparar o terreno para a separação, envolvendo outras pessoas. Exemplo de item: "Pedi a um terceiro para revelar a notícia do término ao meu parceiro".

Comunicação à distância / mediada: Ficar longe do seu parceiro e evitar qualquer comunicação. "Eu terminei o relacionamento indiretamente (via e-mail, mensagens de texto ou outros métodos de comunicação)".

Descendente: Espera até que as condições estejam favoráveis para terminar, termina gradualmente ou pedindo “um tempo”. Exemplo: "Demorei em dizer ou tomar uma atitude na esperança de que as coisas melhorassem".

Os resultados

O conjunto de estudos incluiu estudantes universitários e pessoas casadas. Em geral, o confronto aberto, embora pareça negativo, resultou na menor quantidade de angústia. Ninguém fica feliz com o término vindo do parceiro, mas pelo menos se tudo for claramente comunicado, a mensagem é mais fácil de ser aceita.

Também é mais fácil se separar se a pessoa que termina está preocupada em preservar os sentimentos através do tom positivo e levar a culpa pelo final do relacionamento.

Segundo o estudo, é muito mais estressante terminar um relacionamento usando o método de evitar e dar motivos para o término. Além disso, foi constatado que as pessoas que usam a comunicação à distância / mediada eram menos propensas a querer continuar sendo amigas do seu ex.

Em geral, se você quer escolher a melhor estratégia para colocar um ponto final no seu relacionamento, o método mais recomendado pelos especialistas é o confronto aberto. A pior – esperamos que vocês não decidam usá-la – é evitar o parceiro e bater em retirada ou usar a comunicação à distância e mediada, escolhida por Meghan Markle para terminar seu último casamento.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo