Maori: veja diferentes desenhos e saiba o que cada tatuagem significa

Por Metro Jornal São Paulo
Maori: veja diferentes desenhos e saiba o que cada tatuagem significa

Quem gosta de tatuagem já viu– ou ouviu – falar dos desenhos estilo maori.  Esse tipo de tatuagem costuma ser uma das mais pedidas entre os homens. Mas será que todo mundo sabe o que esse estilo representa?

Maori é o nome dado ao povo nativo da Nova Zelândia. O termo significa “natural” ou “normal". Acredita-se que os maoris tenham vindo de ilhas remotas da Polinésia e chegado à Nova Zelândia. Suas tatuagens, ricas em formas geométricas, teriam significado social e religioso.

Quanto o maior o número de tatuagens de um homem, maior a sua importância na sociedade. Aqueles que não possuíam tatuagens eram vistos como pessoas sem status social.
Tradicionalmente, um maori recebia sua primeira tatuagem na adolescência, geralmente, no início da puberdade.

O desenho era acompanhado de ritos de passagem, com o intuito de marcar um guerreiro e torná-lo mais atraente para as mulheres. Os homens também podiam ter seu rosto totalmente tatuado. Já as mulheres, por sua vez, podiam apresentar alguns desenhos no queixo, lábios e nariz.

Já os tatuadores, por sua vez, eram tidos como pessoas santas. Seus trabalhos, embora em muito se assemelhassem ao de outras tribos polinésias, traziam particularidades como um expressivo uso formas circulares, espirais e redemoinhos.

Saiba o que alguns desenhos significam:

 

 

Loading...
Revisa el siguiente artículo