Robô doméstico lava roupas, guarda objetos e até busca cerveja na geladeira

Por Metro Jornal

Você se lembra da robô Rose, do desenho animado Os Jetsons, que ao apertar alguns botões limpava a casa da família futurista mais famosa dos anos 60? Pois bem, essa tecnologia já está disponível! A empresa Aeolus Robotics apresentou o robô doméstico durante edição da feira de eletrônicos CES (Consumer Electronic Show), em Las Vegas.

Possuindo o tamanho e a idade de uma criança de 12 anos, o robô Aeolus é capaz de realizar atividades domésticas como mover móveis, esfregar o chão, recolher animais de pelúcias do chão e pegar bebidas, usando seu braço em formato de garra.

“Agora ele é como uma criança, mas continuaremos aumentando sua capacidade para que ele amadureça de criança para adulto. Quanto mais pessoas usarem o robô, mais forte ele se tornará”, afirma o CEO da Aelous Robotics, Alexander Huang. Cada robô vendido pela empresa estará conectado a uma rede, permitindo que as máquinas compartilhem informações, assim adquirindo mais conhecimentos.

Por meio da inteligência artificial, os robôs saberão distinguir o que é cada alimento ou produto, memorizará onde cada objeto é guardado e até os rostos dos moradores da casa.

Outra função é o reconhecimento de voz e aprendizagem, assim o dono poderá mostrar ao robô a forma correta de arrumar cada cômodo.

Segundo Alexander Huang, essa inovação será bastante útil para pessoas idosas, pois a máquina pode determinar se alguém caiu ou está sofrendo um AVC antes de alertar os serviços de emergência.

E por ser incorporado a Alexa (assistente virtual por voz da Amazon) e ao aplicativo do Google Assistente, o robô permitirá que idosos dispensem celulares, aplicativos e computadores (de uso nem sempre simples), para falar com parentes e amigos.

O nome oficial da máquina está sendo escolhido pelos funcionários da empresa, mas o produto já estará disponível para compra a partir do quarto trimestre de 2018.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo