Estilo de Vida

O bê-á-bá dos móveis planejados

Para fazer o dinheiro valer e ter móveis que durem anos, o principal é acompanhar todo o processo

À primeira vista, móveis planejados parecem uma maravilha: podem ser personalizados, são práticos e em conta. Mas será que é isso mesmo? Como qualquer outra opção de decoração, móveis planejados têm suas vantagens e desvantagens.

É o que diz André Luiz Mariano, orientador de Práticas Profissionais da Escola Senai Almirante Tamandaré, em São Bernardo do Campo, no ABC. Entre as vantagens, ele cita a possibilidade de personalizar cada aspecto do projeto. “Como desvantagem tem o número de horas que o cliente deve passar na loja para montar o projeto e negociar o melhor preço.”

Para quem optar pelos móveis planejados, o primeiro a se fazer é comparar orçamentos de diferentes lojas, dando preferência para grandes marcas, para evitar calotes.

Recomendados

“Além de checar o preço, é importante conferir quais são os materiais que estão sendo orçados”. Mariano explica que materiais de melhor qualidade são mais caros, mas podem compensar no longo prazo.

Ele reforça, porém, que, apesar de cada material ter sua qualidade, o que realmente faz diferença é o planejamento e a montagem dos móveis.

“Imagina uma cozinha planejada que não dá para tirar a geladeira para manutenção. Ou ter uma porta de armário que não abre porque o projetista colocou uma dobradiça no local errado”, exemplifica.

Daí a importância de conferir a formação dos projetistas das lojas na hora de montar o projeto. “O projetista é o profissional que coordena todo o processo de montar o projeto, mostrar as opções, fazer as medições e passar corretamente o projeto para o marceneiro. Ele pode transformar o sonho do cliente em realidade ou acabar com ele.”

Durabilidade
Mariano afirma que o que determina a durabilidade dos planejados é sua instalação. “Imagina um montador esquecer de apertar direito um parafuso. O móvel desmonta, pode quebrar ou ainda machucar alguém.” Portanto, esteja presente no dia da instalação.

Ler os manuais de instrução também é importante para checar cuidados específicos. “Ter zelo pelos móveis, bem instalados, é o que permite durarem muitos anos.”

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos