Estilo de Vida

Conheça os Growlers, garrafões retornáveis feitos para armazenar cerveja

Quem acompanha o mundo da cerveja sabe que os Growlers são verdadeiros garrafões retornáveis usados para armazenar cervejas e chopes – e talvez já tenha o seu.

A capacidade das garrafas varia de acordo com o modelo e pode ir de meio a cinco litros. Elas podem ser feitas de inox, vidro ou até cerâmica com tampas de pressão ou rosqueáveis.

Ainda não são todas as lojas que vendem os Growlers, ou que os abastecem, mas a sommelière de cervejas da rede Mestre-Cervejeiros.com, Gabi Demozzi, afirma que isso está mudando e dá as dicas de como cuidar do Growler para que ele dure ao máximo. 

Recomendados

Armazene no local correto

Quando vazios, armazene sempre em locais secos, limpos e livre de odores. Guarde-o seco, mantendo a tampa aberta para evitar o desenvolvimento de bolores e mofos no interior. Quando cheio, o armazenamento deverá ser feito em local refrigerado, também seco, limpo, livre de odores e longe da luz do sol – evite a exposição, direta ou indireta, a fontes de calor.

Limpe adequadamente

Lave com água corrente ou com água quente logo após a utilização. Se optar lavar com água quente, não coloque o vasilhame imediatamente em contato com superfície fria.
Caso demore um pouco para fazer a higienização, usar água com 1% de ácido peracético ou detergente. Se optar por utilizar algum desses dois produtos de limpeza,  apenas tenha a certeza de que ele foi totalmente removido antes de reabastecer o Growler.

Também é importante remover e limpar o anel de vedação. Só não o coloque em contato com água ou líquidos abrasivos. E tome cuidado para recolocá-lo na mesma posição, evitando vazamentos futuros.

Não têm validade

A validade dos Growlers é indeterminada se o usuário tomar todas as precauções necessárias, como higienizar, armazenar e transportar corretamente.

Transporte com cuidado

Evite esbarrar ou derrubar o growler, principalmente se ele for  de cerâmica ou de vidro. Ao transportar mais de uma peça, tome cuidado para que estejam isoladas, evitando que uma garrafa bata na outra.

Não interfere na cerveja

Usar o Growler não interfere nas características da cerveja se, quando vazio, ele foi limpo e armazenado adequadamente. Quando cheio, só haverá alterações na cerveja se o garrafão for exposto ao sol ou temperaturas elevadas.

Prefira os de cerâmica

Na hora de comprar seu Growler, prefira aqueles feitos em cerâmica, pois o material tem uma troca térmica mais lenta do que o inox ou o vidro. Isto é, ela faz com que a cerveja fique gelada por mais tempo. Por isso, a cerâmica também é mais resistente ao calor.

Tempo de armazenamento

Se o Growlwe for envasado sem pressão, a cerveja pode ser consumida em até 10 dias. Se for envasado por contrapressão, é possível armazená-la por até um mês. Independentemente da técnica de envase, após aberto, deve-se consumir o conteúdo em até 48h.

Onde encontrar?

Se você curtiu a ideia dos Growlers, veja algumas lojas que vendem o garrafão pelo Brasil:

  1. Mestre-Cervejeiro
  2. Clube do Malte
  3. Empório da Cerveja
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos