Garota com Síndrome de Down vira estilista e lança marca de roupas na Guatemala

Por Metro Internacional
A garota de apenas 19 anos, da Guatemala, quebrou tabus e fascinou o mundo com seu talento - Divulgação
Garota com Síndrome de Down vira estilista e lança marca de roupas na Guatemala

Uma garota da Guatemala fez barulho pelo seu país e, agora, ao redor do globo, graças à sua paixão por moda e ao seu talento quase inacreditável. Seu nome é Isabella Springmuhl, a primeira estilista com Síndrome de Down.

Apesar de ter sido discriminada e não ter conseguido terminar seu curso de moda em uma das faculdades do país, a adolescente de 19 anos seguiu em busca do sonho que cultivava desde a infância, com o apoio do mãe.

“É muito bom ser reconhecida pelo o que está dentro do meu coração e pelo meu trabalho. Esse é meu modo de provar que pessoas como eu podem atingir seus objetivos”, diz Isabella

Se ele virou realidade? Bem, digamos que, já no ano passado, Isabella esteve na Mostra Internacional de Moda, no Reino Unido, e na London Fashion Week, como artista emergente.

Sua marca, apelidada de “Down to Xjabelle” — o primeiro nome, em referência à síndrome; o último, em homenagem ao ateliê da avó ­—, é dedicada ao tradicional trabalho artesanal da Guatemala.

A inspiração, combinada com modelos autênticos e contemporâneos, já rendeu à jovem duas coleções oficiais e uma loja on-line.

Sem dúvidas, Isabella atingiu seu objetivo: promover seu olhar sobre a moda pelo mundo afora.

Da Guatemala para sua casa
É possível adquirir as criações de Isabella por meio do site www.downtoxjabelle.com. As peças disponíveis por lá variam de 15 a 160 dólares (cerca de R$ 50 a R$ 510) e agradam desde as fãs de blusas até as apaixonadas por bolsas, cachecóis e outros acessórios. Tudo é feito com uma junção do tradicional bordado da Guatemala com tecidos modernos.

ENTREVISTA

Como você descobriu seu amor pela moda?
Isso vem desde que era bem criança. Minha avó tinha um ateliê, que fazia roupas com tecidos da Guatemala; minha mãe me incentivava a olhar revistas de moda. Um dia, comecei a fazer modelos nos papel. Depois, brincando, criei vestidos para as minhas bonecas. Como não sabia costurar,  juntei todas as partes do tecido com alfinetes mesmo. Um tempo mais tarde, quando já estava no ensino médio, tive que fazer um “projeto de vida”, ou seja, identificar o que pretendia fazer no curto, médio e longo prazos. Foi aí que tive a certeza de que amava moda! Queria ser uma estilista e ter minha própria marca! Confesso que tenho tido muita sorte e estou muito feliz por alcançar tudo que eu desejei até agora.

De onde vem sua inspiração?
Simplesmente tento mostrar meus sentimentos. Tenho amor por todos e, por isso, faço minhas peças coloridas e de forma que transmitam felicidade. A Guatemala tem tecidos muito bonitos e fazem parte do meu processo criativo. Sou inspirada pelo meu país. E também pelo amor.

Como é sua rotina?
Cada dia é diferente do outro. Depois do café da manhã, vou para a aula de costura ou pratico hipismo. Ah, também faço aulas de zumba! Além disso, vou diariamente ao ateliê para criar peças e aprendo bastante sobre moda na internet durante a tarde.

Como você cria seus desenhos?
Tenho um livro de manequim, onde desenho minhas peças. Feito isso, coloco as cores e, então,  faço elas em 3D em um software de computador. Imprimo e, no ateliê, dou as instruções às costureiras e  bordadeiras, que transformam minhas ideias em realidade.

Qual foi a melhore experiência que teve como estilista?
Ser reconhecida pelo meu coração e pelo meu trabalho.  Me sinto feliz e estimulada por todo o amor que recebo por tantas pessoas ao redor do mundo.


Veja alguns looks criados pela estilista

Shoulder pieces for every occasion, check out our website for more! • cuellos para todas ocasiones, metete a nuestra pagina web!

Posted by Down to Xjabelle on Saturday, June 24, 2017

She thought she could, so she did! #down2x 💕 • pensaba que podia, y por eso lo logro! #down2x 🎉•••#guatemalantextiles #inspiration #bbc100women #downtoxjabelle #yesican #guatemala

Posted by Down to Xjabelle on Friday, March 10, 2017

Posted by Down to Xjabelle on Wednesday, July 26, 2017

Loading...
Revisa el siguiente artículo