Estilo de Vida

Seu pet está sofrendo com o tempo seco? Veja dicas para amenizar os efeitos

Se você está sofrendo com o tempo seco, acredite: a baixa umidade do ar também pode afetar a saúde do seu pet. Cães e gatos costumam sentir na pele os impactos dessa época do ano, seja através de problemas respiratórios ou até mesmo de conjuntivites.

Segundo o Centro Veterinário Petz, que trata animais de estimação, os atendimentos de casos envolvendo os bichinhos costumam aumentar em épocas mais secas. E como a cidade de São Paulo está sem previsão de chuva para as próximas semanas, essa situação só tende a agravar.

Lei mais:
Mudança no vento pode reduzir secura do ar em São Paulo

Recomendados

Por isso, fique atento se o seu pet apresentar algum dos sintomas abaixo:

  1. dificuldade para respirar;
  2. tosse;
  3. secreção nasal;
  4. espirros;
  5. cansaço;
  6. boca seca;
  7. desidratação;
  8. secreção nos olhos.

É sempre importante estar alerta para evitar que doenças mais graves se desenvolvam, como aconselha a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de clínicas da Petz.

«Com o agravamento do quadro, eles podem desenvolver gripe – traqueobronquite canina ou rinotraqueíte felina – ou outras complicações, podendo desencadear até uma pneumonia”.

Conjuntivite

Uma das consequências da baixa umidade na saúde dos pets é a conjuntivite. Ela acontece porque, em dias mais secos, os olhos dos bichinhos podem ficar vermelhos, lacrimejantes e com coceira.

Por isso, quando eles tentam aliviar a coceira com as patinhas, o risco de levar bactérias para os olhos aumenta, o que causa a conjuntivite.

Animais que mais sofrem em dias secos

As raças que têm focinho curto ou achatado costumam sofrer mais com o tempo seco. Isso acontece porque elas têm mais dificuldade para respirar e, por conta disso, o problema é agravado.

No caso dos cachorros, raças como pug, shih-tzu, buldogue e pequinês são as mais afetadas.

“Muitos pets necessitam de inalações para amenizar os efeitos do ar seco; e os pets filhotes e idosos devem ter os cuidados redobrados”, explica a Dra. Karina.

Dicas para o clima seco

Confira a seguir as orientações e cuidados que você deve ter com seu pet:

  1. Fique atento à alimentação – Veja se o pet está comendo bem, se ele continua ativo e brincando.
  2. Não esqueça da água nos passeios – Leve sempre recipientes de água para os passeios. Em casa, troque a água várias vezes ao dia.
  3. Tente deixar o ar mais úmido – Deixe toalhas molhadas ou bacias com água próximas aos locais de descanso. Umidificadores de ar também são recomendados.
  4. Deixe o pet descansar – Diminua quantidade de exercícios, principalmente entre 10h e 16h.
  5. Não se descuide da hidratação – Faça hidratação com produtos específicos para pets.
  6. Faça inalação no pet – A inalação pode e deve ser feita somente com soro fisiológico para animais com problemas respiratórios durante fases de tempo seco, pois umidifica as vias aéreas e facilita a respiração.
  7. Mantenha os olhos limpos – A limpeza dos olhos deve ser feita com solução fisiológica, passando o algodão delicadamente.
  8. Vacinação sempre em dia – Mantenha a vacinação contra a gripe em dia, assim como todas as outras, além do reforço anual.
  9. Fique atento aos sintomas – Fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular e dificuldade respiratória grave.
  10. Procure um veterinário – Leve o pet para um check-up e diagnóstico precoce de alterações respiratórias.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos