Estilo de Vida

Golfinhos de dentes rugosos são os novos moradores da baía de Guanabara, no Rio

divulgação

A Baía de Guanabara tem novos frequentadores. Mesmo na água poluída, é possível ver os golfinhos nadando em grupo. Mas não é o boto cinza, comum por aqui. São os golfinhos de dentes rugosos, uma espécie pouco conhecida que era visitante da região, mas que agora parece estar morando em águas cariocas.

ANÚNCIO

Marcelo Carvalho é mestre de embarcações e navega todos os dias pela baía: “Alguns amigos viram golfinhos hoje [ontem] ali perto, próximo à ponte Rio-Niterói.”

Os golfinhos de dentes rugosos costumam nadar pela costa do Rio de Janeiro apenas no outono e no inverno, para descansar e se alimentar de peixes que aparecem nessas épocas. Mas, este ano, até durante o verão os animais foram vistos.

Recomendados

Pesquisadores buscam entender por que os golfinhos chegaram mais cedo às águas brasileiras. A grande quantidade de peixes na Baía de Guanabara é um atrativo para eles. Só que a sujeira no local os coloca em risco.

“A gente vê os filhotes, que são inexperientes, brincando com o saco e, às vezes, prendendo a respiração. É terrível”, conta a pesquisadora Beatriz Hetlzel, que alerta: “Precisamos chamar a atenção da população que eles estão aqui e que são muito ameaçados por um lixo flutuante, que a gente poderia não só não jogar como também recolher.”

Já o boto cinza, símbolo do Estado do Rio de Janeiro, virou raridade na região. Pela última estimativa, restam apenas 34 deles nas águas da Guanabara.

Tags

Últimas Notícias