Serra Gaúcha reúne belezas e atrações para quem quer curtir o outono em paz com a natureza

Região é grande produtora de uva: em Bento Gonçalves ficam os parreirais da vinícola Miolo/| Bruna Prado e Anassilvia Bortoluzzi
Serra Gaúcha reúne belezas e atrações para quem quer curtir o outono em paz com a natureza

Entre parreiras, chocolates, um clima ameno e até um templo budista, visitar cidades da Serra Gaúcha, como Canela ou Garibaldi, no Rio Grande do Sul, é um passeio de sabores inesquecíveis. O destino é um recanto de beleza e tranquilidade.

A proximidade entre as cidades facilita a viagem e quem curte cair na estrada de carro encontra na região um prato cheio. Literalmente: não é raro encontrar o genuíno churrasco gaúcho de fogo de chão. Por um breve espaço de tempo, você nem vai se lembrar da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

“Se deixar, a gente come isso todo dia. O costelão completo feito assim demora seis horas para ficar pronto. É uma tradição que aprendi com meus pais e quero passar aos meus filhos”, explica o empresário Ricardo Nosini, de 30 anos, que vive na cidade de Garibaldi desde que nasceu.

A família de Ricardo vive da vinicultura, produzindo tanto vinhos como sucos. O cultivo de uvas é uma marca local. Em Bento Gonçalves fica localizada a vinícola Miolo, que abre suas plantações para o enoturismo: roteiros turísticos dedicados aos amantes de vinhos.

Clima fresco
Embora não seja a temperada mais fria do ano – no outono, a mínima da Serra gira em torno de 10o  C, com possibilidade de nevoeiros e registro de geadas -, o clima é bem mais ameno que o das outras regiões do país. O chocolate é uma boa pedida para aproveitar o tempo.

Em Gramado (www.gramado.rs.gov.br), há mais de três décadas a fábrica Caracol Chocolates faz a alegria de quem gosta das barras e doces. No caminho entre Gramado e Canela, o espaço temático Reino do Chocolate oferece um tour para conhecer melhor como funciona a plantação do cacaueiro e todo o seu processo de fabricação.

Por fim, um pouco de paz. A belíssima Catedral de Pedra de Nossa Senhora de Lourdes, em Canela, chama atenção por sua arquitetura e suntuosidade. Ainda com relação a religiões, o roteiro reserva o templo budista tibetano Chagdud Goupa Khadro Ling, em Três Coroas (www.trescoroas.rs.gov.br), a 92 km de Porto Alegre e a 20 km de Gramado, que propõe uma jornada de autoconhecimento e um mergulho na cultura oriental.

Saiba o que ver (e fazer) por lá!

 

 

Loading...
Revisa el siguiente artículo