Estilo de Vida

Arco-íris estelar é registrado no Chile

Esta vista de tirar o fôlego do Observatório do Paranal, no deserto do Atacama, no Chile, revela uma espectacular cena nocturna sobre parte do VLT (Very Large Telescope) do ESO (Observatório Europeu Sul), o residente mais famoso do observatório. O palco central do telescópio é um dos quatro Unit Telescopes (UT) do VLT.

O VLT compreende esses dois UTs e quatro outros Telescópios Auxiliares Móveis (ATs). Por mais impressionante que possa ser o VLT, o telescópio fechado é superado nessa imagem pelos céus – mais proeminentemente pelo plano colorido de nossa galáxia, a Via Láctea, que se arqueia através da moldura e cria um arco-íris celestial.

Parte do céu é de uma cor verde fraca devido a um fenômeno conhecido como ar, e os dois borrões das Nuvens de Magalhães podem ser vistos à esquerda do UT. A famosa constelação de Orion (The Hunter) é visível à direita do centro, e as estrelas brilhantes podem ser usadas para encontrar as estrelas que compreendem outras constelações e asterismos.

Desenhar uma linha imaginária através do Cinturão de Orion revela a estrela vermelha Aldebaran, parte da constelação de Touro (O Touro). Mais ao longo desta linha imaginária, até o horizonte, o aglomerado estelar das Plêiades – importante em muitas culturas e civilizações – pode ser visto. Acima de Orion estão as três estrelas brilhantes que formam o asterismo do Triângulo de Inverno: Sirius, Betelgeuse e Procyon.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos