Estilo de Vida

Já ouviu falar em Closed Caption no teatro?

Rubens Caribé e Eduardo Silva estão na peça 'O Arquiteto e o Imperador da Assíria' Divulgação

Sim. É isto mesmo que você leu no título desta matéria: um Closed Caption para teatro. O projeto «Teatro Para Todos os Ouvidos», que disponibiliza os óculos de realidade virtual para que surdos consigam assistir a uma peça sem a necessidade de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), já está entre nós.

ANÚNCIO

A iniciativa inovadora da Samsung será posta em prática durante a peça «O Arquiteto e o Imperador da Assíria», a partir desta sexta-feira (13), no Teatro Novotel Jaraguá, no centro de São Paulo.

Na peça, a pessoa com deficiência auditiva terá à disposição um smartphone e um Samsung Gear VR que permitirá acompanhar em tempo real o espetáculo e visualizar, ao olhar para o palco, as legendas das falas dos atores.

Recomendados

Uma cabine interativa foi montada pela Samsung na avenida Paulista, na altura do Shopping Center 3, na região central de São Paulo, para que as pessoas possam assistir a uma apresentação usando o Gear VR (óculos de realidade virtual). É através do equipamento que as legendas do apresentação aparecem.

No teste, são usados fones de ouvido para isolar o espectador não só dos barulhos da rua, como também do som do dialogo que ocorre na sala. A ideia é simular a experiência de «ausência do sentido.»

Cabine montada em frente ao Center 3, na Paulista

Quem passar pelo local entre os dias 13 e 15 de abril, das 10h às 18h, será convidado a entrar na instalação para assistir, da graça, a uma performance ao vivo, sem áudio, em que atores explicam como o projeto funciona.

A edição de 2018 do projeto também contempla sessões exclusivas da peça «O Arquiteto e Imperador da Assíria» para pessoas atendidas pela Fundação Gol de Letra e pelo Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, que a Samsung patrocina, e que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral.

Como funciona a tecnologia

Um programa de inteligência artificial irá identificar o que diz o elenco e converter o diálogo em um vocabulário simplificado, inserindo as frases no visor do óculos de realidade virtual simultaneamente ao tempo do roteiro. Além da inovação tecnológica, o projeto tem a preocupação de levar ao seu público um texto próprio para a interpretação dos surdos.

Samsung S7 e Gear VR

«Estamos muito contentes por, mais uma vez, poder usar a tecnologia Samsung para melhorar a vida das pessoas e proporcionar novas experiências para elas. Essa nova fase do projeto ‘Teatro para Todos os Ouvidos’ irá proporcionar a vivência de um espetáculo teatral ainda mais completa para as pessoas com deficiência auditiva», afirma Andréa Mello, diretora de marketing corporativo e consumer electronics da Samsung Brasil.

«Essa iniciativa foi pensada com o objetivo de tornar a arte acessível para todos e é um projeto do qual temos um enorme orgulho. Mais uma vez, a Samsung utiliza a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e incentivá-las a irem além e ultrapassarem barreiras que antes pareciam impossíveis», acrescenta a executiva.

Segundo Luiz Fernando Simabukulo, gerente de marketing corporativo da Samsung, o projeto se destaca pela inovação e pela evolução constante da metodologia aplicada no produto.

«O interessante é que, por se tratar de uma inteligência artificial, o software vai aprendendo conforme assiste à peça e absorve a sutileza dos diálogos, quando há uma entonação diferente ou sarcasmo na frase, por exemplo», explica Simabukulo.

Serviço

Teatro para Todos os Ouvidos para surdos e pessoas com deficiência auditiva

Peça – «O Arquiteto e o Imperador da Assíria»»
Apresentações para o projeto – Dias 13 e 27 de abril; 11 e 18 de maio; 8 e 22 de julho; 6 e 20 de julho; 14 e 28 de setembro; e 5 outubro – sempre às 21 horas.
Local – Novotel Jaraugá – Rua Martins Fontes, 71 – Centro (SP)
Preço – R$ 50 e R$ 25 meia entrada. Compras pelo ingresso rápido e bilheteria
Onde comprar – ingressorapido.com.br e nas bilheterias

Classificação – 12 anos
Duração – 80 minutos
Gênero – Comédia

Tags

Últimas Notícias