Estilo de Vida

Quem é Kimbal, o irmão ‘genial’ de Elon Musk

Empresário não é tão conhecido quanto seu irmão, mas muitos já o apontam também como um revolucionário, só que no segmento de tecnologia voltada à alimentação.

Os carros elétricos e as "investidas espaciais" de Elon Musk, o famoso multimilionário nascido na África do Sul e fundador da Tesla e da Space X, o tornaram conhecido em todo o mundo. Mas seu irmão mais novo não quer ficar para trás. Kimbal Musk é muito menos conhecido que Elon, porém ambição é algo que não lhe falta.

ANÚNCIO

O empresário e filantropo de 45 anos – somente um a menos que Elon – tem se proposto a revolucionar o modo de comer dos americanos, usando tecnologia. Alguns o chamam de "o pai do movimento da comida real".

Seu lema: "A comida é a nova internet".

Recomendados

  1. ‘Tinha tanto medo de comer que parei de crescer aos 11 anos’
  2. Cientistas descobrem que espécie de baleia tem canções de acasalamento tão complexas quanto jazz

Comida para todos

Kimbal, que vive no Estado do Colorado, é dono de alguns restaurantes nos Estados Unidos, como o The Kitchen Next Door, onde são servidos pratos com alimentos produzidos de forma sustentável, com compostagem, energia eólica ou embalagens ecológicas.

Talvez não surpreenda que, tendo uma mãe nutricionista e modelo e um pai engenheiro, o mais novo dos Musk tenha escolhido se dedicar a introduzir a tecnologia no setor de alimentação.

Durante a conferência internacional Food Tank Summit em setembro passado, em Nova York, Kimbal ressaltou que "a comida é uma das últimas fronteiras que a tecnologia ainda não abordou".

"Se fizermos do jeito certo, haverá comida para todos", declarou.

Kimbal Musk estudou no Instituto Culinário Francês de Nova York e fundou o Big Green, organização sem fins lucrativos dedicada à criação de "jardins de aprendizagem", que são espaços para ensinar os benefícios da comida nutritiva nas escolas. Ele espera chegar a um milhão de alunos em 2020.

Um de seus projetos mais ambiciosos e curiosos é o Square Roots, incubadora de hortas urbanas verticais com que pretende, segundo explica em seu site, criar "sabores reais".

Com essa companhia, que fundou em 2016, Kimbal quer estimular empreendedores a criarem start-ups usando sua tecnologia para produzir alimentos nas cidades de maneira ecológica.

Seu sistema consiste em usar contêineres com água reciclada e agricultura hidropônica (que significa cultivar plantas em soluções minerais em vez de em solo agrícola) para produzir alimentos para consumo local.

Durante uma sessão de perguntas e respostas promovida pelo popular site Reddit, em 27 de fevereiro, Kimbal garantiu que "os jardins verticais são o futuro da agricultura e para assegurar que os alimentos locais continuem crescendo".

Também disse que a comida lhe encanta desde que era criança e que perseguir sua paixão foi muito positivo: "Foi a melhor decisão da minha vida".

"Temos comida abundante. Precisamos de comida real que nos alimente de verdade, e isso requer mudanças enormes no modo como usamos a terra. Nós estamos usando abordagens tecnológicas muito interessantes".

Tecnologia

Segundo disse o empresário na conferência Food for Tomorrow (Comida para amanhã, em tradução literal), organizada pelo jornal Americano The New York Times no ano passado, apenas 1% da comida no mundo é produzida de maneira artificial, com luzes LED no lugar de cultivos tradicionais.

Mas esse número poderia crescer se a quantidade de hortas urbanas aumentasse. "Passamos milhares de anos aplicando tecnologia na agricultura. Mas é agora que a tecnologia moderna está funcionando para criar comida real", disse Musk no Twitter.

Elon, seu irmão, também tem se tornado especialista nisso. Além de fundar a Tesla, empresa de carros elétricos, armazenamento de energia e fabricação de painéis solares, criou o Paypal (empresa de pagamentos online) e outras empresas bem-sucedidas.

Algumas delas são a Boring Company, pela qual planeja conquistar o subsolo, e a SpaceX, voltada para exploração aeroespacial e responsável por recente lançamento ao espaço.

Desde que vendeu a PayPal ao eBay por US$ 1,5 bilhão, há 12 anos, o empresário tornou-se para muitos um gênio, para outros um louco, ou ainda um visionário, um iluminado, um playboy ou um super-herói.

Tags

Últimas Notícias