Estilo de Vida

Você é dependente do celular? Faça o teste

A possibilidade de perder o celular gera pânico em 56% dos brasileiros. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa, divulgada nesta terça-feira pela Motorola, que investigou comportamentos e hábitos de utilização do celular de diferentes gerações no Brasil, França, Índia e EUA.

A preocupação  com a possível perda do smartphone é ainda maior entre os jovens. Entre os brasileiros da geração Z (16 a 20 anos), 69% declaram que entram em pânico quando acham que perderam o aparelho. O índice é próximo ao registrado pela geração do milênio (68%).

Na média global, esse índice chega a 65% do total de entrevistados, subindo para mais de 70% da geração Z e da geração do milênio. A pesquisa foi feita com 4.418 usuários de smartphones com idade entre 16 e 65 anos nos quatro países.

Recomendados

O smartphone também é considerado “o melhor amigo” por 49% dos brasileiros da geração Z. Nesse caso, a média global ficou em 53%.

Outro comportamento ligado ao smartphone que impacta as relações interpessoais identificado na pesquisa é a verificação compulsiva do aparelho.

Na média global, metade (49%) concorda que verifica o celular com mais frequência do que gostaria e concorda que se sente compelida a checar o celular constantemente (44%). No Brasil, os percentuais são similares,  de 48% e 42%, respectivamente.

Também foi constatado que os usuários reconhecem a necessidade de equilíbrio maior. Do total de entrevistados, 61% concordam que querem aproveitar o aparelho ao máximo enquanto o utilizam e, ao mesmo tempo, querem aproveitar o melhor da vida quando não estão com ele. O percentual é o mesmo no recorte brasileiro. Além disso, 60% afirmam que é importante ter uma vida separada do celular, no Brasil o número cai para 48%.

“Para a maioria dos usuários de smartphones, o comportamento problemático é uma resposta impensada, e os hábitos impróprios somente serão superados com ajuda”, afirma a psicóloga Nancy Etcoff, professora da Universidade Harvard, que ajudou a desenvolver a pesquisa.

Faça o teste

A pesquisa faz parte da iniciativa “Phone Life Balance”, da Motorola, voltada ao incentivo do uso inteligente e equilibrado de smartphones. Entre as ações da empresa, está a criação de um teste on-line (em inglês) no endereço phonelifebalance.motorola.com para saber o nível de dependência do celular. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos