Estilo de Vida

Facebook admite influência em eleições nos EUA

O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, quebrou o silêncio nesta quarta-feira (21) e pediu desculpas pelo escândalo envolvendo o vazamento de informações de usuários que foram usados para influenciar as eleições norte-americanas, conforme admitido pela empresa de análise de dados Cambridge Analytica.

O executivo-chefe da Cambridge Analytica, Alexander Nix, afirmou em um vídeo vazado nesta terça (20) que sua consultoria influenciou diretamente nas eleições presidenciais norte-americanas em 2016, vencidas pelo republicano Donald Trump.

Nix, que também foi afastado do cargo, diz no vídeo divulgado pelo canal britânico «Channel 4 News» que se encontrou «muitas vezes» com Trump e afirmou ter enviado e-mails com um «temporizador de autodestruição» durante a campanha do magnata republicano, para tornar mais difícil o rastreamento das ações da empresa.

Recomendados

Em resposta, a Cambridge Analytica disse que os comentários de Nix «não representam os valores ou operações da empresa e sua suspensão reflete a seriedade com que vemos essa violação».

Mas as palavras de Nix dão ainda mais dor de cabeça para o Facebook, que teve os dados pessoais de 50 milhões de usuários da rede social usados ilegalmente para prever e direcionar as orientações de voto nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016.

Parlamentares europeus e norte-americanos exigem do Facebook uma resposta sobre como a consultoria obteve acesso aos dados de todos esses usuários da rede social, além de questionarem o porquê a empresa de Mark Zuckerberg não informou seus usuários sobre o ocorrido

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos