Estilo de Vida

Philips anuncia lâmpada Li-Fi que transmite Internet por meio da luz

Internet na velocidade da luz. A Philips Lighting apresentou nesta terça-feira (19) a PowerBalance gen2 e a LuxSpace, duas luminárias de LED com Li-Fi, uma tecnologia que transmite Internet por meio da luz. O lançamento aconteceu na maior feira de iluminação do mundo que ocorre em Frankfurt, na Alemanha.

As luminárias utilizam ondas de luz para realizar a conexão de banda larga e permitir a transferência de dados entre dispositivos. Testes apontam que o Li-Fi pode ser até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi, que usa ondas de rádio.

As principais vantagens da tecnologia Li-Fi, com relação ao Wi-Fi comum, é que a conexão pode ser usada em lugares onde existem equipamentos que não podem sofrer interferências de radiofrequências, como hospitais, ou onde não há sinal convencional de internet, como em ambientes subterrâneos e subaquáticos.

A principal desvantagem da luminárias, no entanto, é que ela precisa estar ligada para a internet funcionar, mesmo durante o dia. Outro inconveniente é que para se conectar, o computador precisa de um dongle (uma espécie de adaptador, como aqueles modens 4G) plugados na USB do computador ou do tablet. Mas a Philips acredita que, com o tempo, estes adaptadores serão incorporados aos equipamentos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos