Estilo de Vida

Microsoft lança divisão de nuvem e pode levar jogos para além do Xbox One

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (15) a criação de uma nova divisão focada em jogos na nuvem, com a intenção de acelerar o desenvolvimento de games via streaming, o que diminuiria, inclusive, a necessidade de HDs ou discos.

De acordo com a publicação do «The Verge», a “Netflix dos games” poderia, inclusive, ser lançado em outras plataformas como computadores, PlayStation 4 e Nintendo Switch, embora a Microsoft reconheça que possa enfrentar barreiras da Sony e Nintendo.

A nova área tem como objetivo incentivar desenvolvedores e produtores a usar os serviços de nuvem da Microsoft. A Ubisoft, por exemplo, já usa o Azure em game Rainbow Six: Siege nas versões de PC, Xbox e PlayStation 4. Até mesmo games para celulares, como o Black Desert, utilizam máquinas virtuais remotas da Azure e bancos de dados, ainda segundo o «The Verge».

Recomendados

As ambições da Microsoft envolveriam ainda a criação de uma plataforma de streaming de jogos através da Internet. Atualmente, a empresa já possui um serviço de assinatura que permite que usuários baixem títulos para o Xbox One, mas a ideia seria movê-los para a nuvem.

Os games em nuvem têm ganhado força nos últimos meses. A Sony, por exemplo, já oferece o PlayStation Now com jogos para o PS4 e computadores. Já a Nvidia também entrou na onda e lançou o GeForce Now.

A iniciativa permitiria também que os gamers possam acessar seus jogos em PCs mais antigos, uma vez que os dados seriam transmitidos via internet, diminuindo a necessidade de renderização das placas de vídeo, algo semelhante a o que acontece na Netflix, onde você assiste um filme em Full HD mesmo sem ter um computador com placa de vídeo.

O maior problema, no entanto, tem sido a latência das conexões de internet, que cria uma espécie de atraso no tempo de resposta entre o comando do internauta e a resposta do «sistema».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos