Estilo de Vida

Como começar seu próprio negócio?

Como começar seu próprio negócio? Esta é a pergunta que muita gente tem se feito nos tempos de crise, quando o emprego formal está em falta. O mesmo drama aflige quem está «cansado do patrão» e disposto da tacar tudo para o alto e se arriscar no empreendedorismo.

Pensando nesta questão, o Google criou o «Primer», uma ferramenta simples – que pode ser baixada de graça tanto na Apple Store quanto na Google Play – mas que pode ajudar, e muito,  quem quiser montar uma startup.

Neste verdadeiro manual de sobrevivência para amadores do mundo dos negócios, o microempreendedor poderá aprender os passos básicos sobre como montar seu negócio, desde quem é o seu público alvo, até qual seria o nome ideal para sua startup.

Recomendados

«O Primer é um aplicativo de educação com mais de 150 aulas de marketing digital, 100% gratuito, que te possibilita aprender uma nova ferramenta de negócios em cinco minutos», explica Valdir Leme, gerente de marketing do Google Brasil.

O novo «Manual do Empreendedor» foi desenvolvido em conjunto com a primeira turma de empresas criadas dentro do Campus São Paulo do Google – iniciativa tem como objetivo ajudar empreendedores a desenvolverem suas startups, em um ambiente bastante parecido com o de uma escola mesmo.

«As 14 empresas que ajudaram a gente a montar este aplicativo formaram a primeira turma do Campus São Paulo, que participaram das oficinas e dos treinamentos aqui no Google», continua. «Esta é o retorno destas empresas, que estão ajudando outras empresas.»

«A gente acredita que educação é um fator essencial para o crescimento das pessoas. Dentro desta filosofia do Google de organizar a informação e disponibiliza-la  para o público, faz todo o sentido a empresa ciar um App que ajuda as pessoas a montarem sua startup», completa Leme, explicando os motivos para a criação do App.

O «Primer» conta com lições feitas por startups como EasyCrédito, Trakto, Nama, Cuponeria, entre outras, divididas em três importantes etapas da jornada empreendedora:

1. Encontre sua ideia

O primeiro conjunto de lições fala sobre como encontrar uma boa ideia de negócio e levá-la em frente, além de abordar a cultura de uma startup, a definição do público-alvo, a importância de ouvir feedbacks e conhecer a concorrência.

  1. Use a Cultura de Startup para Criar uma Empresa Inovadora | Nama
  2. Inove: Tenha uma Ideia para Começar sua Startup | Eureciclo
  3. Com Quem Você Vai Falar: Defina o Público-Alvo da Sua Startup | Sensedata
  4. Olhe em Volta: Encontre Exemplos para sua Startup | Upbeat
  5. Aprenda a Melhorar sua Startup ouvindo Feedback | Alugalogo

2. Tire sua ideia do papel

O segundo passo vai te ajudar a dar uma cara de empresa para a sua ideia. Vamos falar como dar um nome para sua startup, plano de negócios, protótipos e mentoria!

  1. Cresça e Apareça: Crie o Nome da sua Startup | Trakto
  2. Botando em ordem: Escreva um Plano de Negócios para Impressionar seus Investidores | ProDeaf
  3. Mostre o Ouro: Crie um Protótipo | Bliive
  4. Aposte em um Mentor para Melhorar sua Startup | Baby&Me

3. Faça sua ideia crescer

Neste último conjunto de lições, é a hora transformar a sua ideia em um negócio de sucesso. Falaremos desde a importância de sócios para dividir as dificuldades, lançamento de projeto a conversas com investidores.

  1. Procure Ajuda: Arrume um Sócio | SciCrop
  2. Lance seu Projeto e Aumente as Vendas | SmarttBot
  3. Venda sua Ideia com uma Apresentação Memorável | StoryMax
  4. Consiga Investimento para a sua Startup | EasyCrédito
  5. Cresça e Transforme sua Startup numa Empresa de Sucesso | Cuponeria
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos