BBC Mundo

O dia em que Stephen Hawking organizou uma festa – e ninguém foi

Cientista decorou local com balões, preparou aperitivos e sua bebida preferida; sua intenção era testar as viagens no tempo.

Em 28 de junho de 2009, às 12h, Stephen Hawking se posicionou em frente à porta de entrada de um elegante salão da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e esperou.

O lugar tinha sido decorado com balões, e a mesa central estava forrada de aperitivos e, claro, champanhe, a bebida favorita do famoso físico britânico.

  1. BBC Brasil celebra 80 anos com audiência de 20 milhões de olho no futuro

Hawking, que morreu nesta quarta-feira, aos 76 anos, permaneceu ali, esperando, sem tirar os olhos da porta fechada.

Recomendados

Mas ninguém entrou.

«Que lástima!», exclamou o cientista no capítulo «Viagem no tempo» da série documental Into the Universe with Stephen Hawking (O Universo Segundo Stephen Hawking), da rede de televisão Discovery, transmitido em 2010.

  1. Gaúcha vence na Justiça batalha para recuperar bens doados à Igreja Universal: ‘Lavagem cerebral’

E aquela festa não era como qualquer outra: era um evento para viajantes do tempo.

«Bem-vindos»

«Eu gosto de experiências simples e… champanhe. Então, combinei duas das minhas coisas favoritas para ver se a viagem no tempo do futuro para o passado é possível», explicou Hawking no documentário.

Para testar a ideia, o físico não contou a ninguém sobre a festa até que ela tivesse acabado.

 Hawking e Cumberbatch
A série documental do Discovery foi protagonizada por Hawking e pelo ator Benedict Cumberbatch

Só então ele enviou o convite, que incluía as coordenadas exatas no tempo e espaço da cerimônia, organizada na escola tradicional escola Gonville and Caius de Cambridge.

«Você está cordialmente convidado ao evento para viajantes do tempo organizado pelo professor Stephen Hawking», dizia o texto, que também incluía a irônica explicação de que não era necessário confirmar presença.

«Espero que cópias deste (convite) sobrevivam por vários milhares de anos em um formato ou outro», acrescenta o pesquisador, cujo livro Uma Breve História do Tempo, de 1988, vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo.

Ele continua: «Talvez, algum dia, alguém que viva no futuro encontrará a informação e usará uma máquina do tempo para vir à minha festa, provando que, um dia, as viagens no tempo serão possíveis».

 Taças com champagne
‘Combinei duas das minhas coisas favoritas para ver se a viagem no tempo do futuro para o passado é possível’, disse Hawking

Ao ver que o relógio passou das 12h e ninguém entrou em sua festa, Hawking coloca em prática seu famoso senso de humor e diz: «Eu esperava que a futura Miss Universo abriria a porta».

Anos depois, o físico explicou em um simpósio no Festival da Ciência de Seattle, nos Estados Unidos, que «a teoria da relatividade geral de (Albert) Einstein parece oferecer a possibilidade de que possamos deformar o espaço-tempo de tal forma que poderíamos viajar ao passado «.

«No entanto, é provável que tal deformação causasse um raio de radiação que destruísse a nave espacial e talvez o espaço-tempo em si», acrescentou ele nesse evento de 2012.

Então, ele falou sobre sua festa fracassada para viajantes do tempo e disse: «Fiquei ali muito tempo esperando, mas ninguém veio».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos