Estilo de Vida

‘Fake news’ se espalham 6 vezes mais que notícias reais

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) mostrou que as «fake news» circulam com uma velocidade seis vezes maior que as notícias verdadeiras.

O estudo também revelou que 70% das notícias falsas têm mais probabilidade de serem replicadas. A análise, coordenada por Soroush Vosoughi, foi feita através de sites de checagem de informações dos Estados Unidos, como o «Snopes» e o «Truth or Fiction».

Com a colaboração do Twitter, foram verificadas 126 mil postagens na rede social, compartilhadas por 3 milhões de pessoas e replicadas por outras 4,5 milhões.

Recomendados

A pesquisa revelou que as informações falsas que correm mais rapidamente são sobre política, além de terrorismo, desastres naturais, finanças e ciência. Outro dado do estudo é que quem compartilha esse tipo de conteúdo são, em sua maioria, pessoas e não programas de computador.

De acordo com Sinan Aral, um dos autores, isso acontece porque «as pessoas podem alcançar maior atenção se são as primeiras a publicar informações até então desconhecidas», pois «aqueles que compartilham notícias novas são vistos como mais informados».

A análise também mostra que «o ser humano responde às fake news com surpresa e desgosto», como explicou Vosoughi. Enquanto que as notícias verdadeiras produzem respostas «geralmente caracterizadas por tristeza e esperança».

A pesquisa também demonstra que aqueles que compartilham notícias falsas tendem a ser pessoas mais «solitárias», com menos seguidores nas redes sociais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos