Estilo de Vida

Cientistas descobrem proteína que potencializa tumores

Cientistas das universidades de Siena e Brescia, na Itália, e Manchester, no Reino Unido, descobriram a proteína que provoca o crescimento de tumores no corpo humano. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (5) pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Segundo os especialistas, a descoberta ajudará a bloquear as células do sistema imunológico chamadas «macrófagos», cuja função é fagocitar, ou seja, destruir, corpos estranhos.

Os macrófagos são «células limpadoras» do sistema imunológico, mas descobriu-se que elas podem ser «reprogramadas» pela proteína «ERK3», que as torna «aliadas» dos tumores, ajudando-os a crescer.

Recomendados

Os testes realizados em ratos comprovaram a ação da proteína sobre tumores. No entanto, ao destruí-la, foi possível reduzir o número de macrófagos e bloquear suas ações.

«Conseguimos demonstrar através do estudo com ratos que o crescimento de cânceres é reduzido sob a ausência da proteína ERK», apontou Emanuele Giurisato, do departamento de Medicina Molecular e de Desenvolvimento da Universidade de Siena e um dos autores do estudo.

«Estes resultados aumentam a possibilidade de destruir os macrófagos pré-tumorais através de uma terapia que suprima a proteína ERK, representando uma nova estratégia para futuras curas do câncer», completou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos