Estilo de Vida

Aplicativo combate o uso excessivo de celular

Divulgação

Você acorda e a primeira coisa que faz é ver suas notificações nas redes sociais e segue assim pelo resto do dia? Para um número cada vez maior de pessoas passar o tempo todo em frente às telas de smartphones é a coisa mais normal e natural do mundo. Mas não é. É bom ficar atento porque você pode estar viciado em seu celular. E saiba que a cura pode estar nele mesmo.

ANÚNCIO

Combinando tecnologia e inteligência artificial, o aplicativo Onward, disponível para sistema iOS, aponta quanto tempo você passa por dia usando o celular e quais aplicativos mais usa. Desta forma, o app espera ser um aliado importante no combate ao uso excessivo de dispositivos móveis que, aliás, pode trazer sérios prejuízos ao usuário, como perda de produtividade no trabalho e problemas comportamentais.

O app começa o “tratamento” enviando ao usuário um gráfico que mostra os principais usos (redes sociais, mensagens, compras, entretenimento, notícias e outros). E a partir desse diagnóstico, a pessoa pode definir como prefere continuar utilizando seu celular.

Recomendados

Essa tecnologia é chamada de filtro inteligente. Por exemplo, é possível bloquear sites e aplicativos por um determinado horário, durante a escola ou trabalho. E também definir o tempo de uso de cada aplicativo, como tweetar por 15 minutos por dia. Contudo, é possível desbloquear essas funções a qualquer momento.

A ideia de criar o Onward foi de Gabe Zicherman, cofundador e CEO da empresa ao perceber que, mesmo dividindo o espaço, amigos e familiares só ficavam no celular. “A ideia é ajudar a alcançar o equilibro da vida digital. Não acreditamos que o uso da tecnologia seja ruim, mas sim que cada pessoa deve estabelecer seus próprios limites e usar como quiserem e não como as redes sociais querem”, afirma.

O app Onward também oferece um teste que detecta se a pessoa é viciada no celular. Para checar, acesse www.onward.org/quiz.  

Tags

Últimas Notícias