Estilo de Vida

Chineses fazem 1ª clonagem de primatas com técnica da Dolly

Reprodução

Um grupo de cientistas chineses conseguiu produzir os primeiros clones de primatas, grupo de mamíferos ao qual pertence o ser humano, com a mesma técnica usada na clonagem da ovelha Dolly em 1996.

ANÚNCIO

Batizadas de Zhong Zhong e Hua Hua, as duas fêmeas de cinomolgo, espécie de macaco comum no sudeste asiático, nasceram de cesarianas no Instituto de Neurociência da Academia Chinesa de Ciências, em Xangai.

Com oito e seis semanas de vida, respectivamente, os clones foram gestados por mães de aluguel diferentes e, por isso, não nasceram ao mesmo tempo. O resultado do experimento foi revelado pela revista «Cell».

Recomendados

No método utilizado, os cientistas removeram, utilizando a ferramenta CRISPR, as limitações genéticas que impediam o sucesso da clonagem de primatas em estudos anteriores.

O processo de clonagem, batizado de SCNT («Somatic Cell Nuclear Transfer», ou «Transferência Nuclear de Células Somáticas» em português) levou os cientistas a mover o núcleo de uma célula para o óvulo de um outro animal.

O núcleo em questão foi removido da célula de um feto, enquanto que, no caso da ovelha Dolly, a transferência foi feita a partir de um animal adulto. Em seguida, os cientistas desenvolveram esse óvulo artificialmente para reproduzir as condições de uma fertilização natural. Desde 1996, quando a ovelha Dolly se tornou o primeiro clone de mamífero produzido em laboratório, a lista de espécies geradas aumentou. Ao todo, já são 23 animais diferentes, entre ratos, porcos, vacas e cachorros.

Tags

Últimas Notícias