Estilo de Vida

Os mosquitos te perseguem? Estudo aponta preferência por tipos sanguíneos

Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Você sabia que alguns mosquitos têm preferência por determinados tipos sanguíneos? Se você achava que estava sendo mais picado por esses pestinhas do que as outras pessoas ao seu redor, pode ser que esteja certo.

ANÚNCIO

Leia mais:
Mosquito Aedes aegypti pode transmitir nova doença
‘Eu vou quebrar esse posto’: morador se revolta na espera por vacina da febre amarela

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Controle de Pragas, publicada pelo Journal of Medical Entomology em 2004, revelou que o Aedes albopictus – um dos «primos» do famoso Aedes aegypti – tem uma atração maior por pessoas do tipo sanguíneo O. Foram realizados 64 testes e em cerca de 44% das vezes o mosquito preferiu sangues do tipo O no lugar do tipo A, por exemplo.

Recomendados

De acordo com o estudo, o tipo O é mais preferido que os demais tipos – A, B e AB. Já testando apenas entre os tipos A e B, a preferência do mosquito foi para o tipo B. Não foram divulgadas comparações entre os grupos AB e A ou AB e B.

Mas não precisa se desesperar: embora o Aedes albopictus tenha capacidade de transmitir doenças como dengue e febre amarela, ele é considerado um mosquito de ambientes urbanos, habitando principalmente os ambientes externos das residências. Os casos recentes de febre amarela estão sendo causados por mosquitos de outro gênero: os Haemagogus e Sabethes, com hábitos exclusivamente silvestres.

Tags

Últimas Notícias