Estilo de Vida

Ununênio, o novo elemento químico que cientistas japoneses tentam criar

O elemento 119 ainda não existe na tabela periódica, mas uma equipe do Japão quer sintetizá-lo, mesmo que seja apenas por milisegundos.

Uma equipe de cientistas japoneses embarcou recentemente em um projeto tão fascinante quanto complexo: a busca pelo elemento 119 da tabela períodica.

ANÚNCIO

Em 2016, a tabela criada pelo químico russo Dimitri Mendeléiev em 1869 ganhou quatro novos elementos: o 113 (nihônio), o 115 (moscóvio), o 117 (tennessino) e o 118 (oganessono).

Agora, o físico Hideto Enyo e sua equipe querem inaugurar a oitava fileira da tabela com um metal chamado – até agora – de ununênio (um, um e nove, em latim), que ninguém, até o momento, conseguiu sintetizar.

Recomendados

  1. Aumento da temperatura dos oceanos está causando boom de tartarugas fêmeas
  2. Astrônomos registram ‘arroto’ duplo de buraco negro após ‘banquete’ de gás cósmico

Os elementos da tabela periódica são organizados pelo número de prótons no núcleo do átomo de cada um, pela distribuição de seus elétrons e pela recorrência de suas propriedades periódicas.

Plano

Os elementos mais leves, como o hélio (2) e o lítio (3), se formaram imediatamente após o Big Bang. O restante, a partir de uma fusão nuclear no coração das estrelas.

Os elementos que têm um número de prótons superior a 26 têm uma origem mais duvidosa. E os que são mais pesados que o plutônio (94) não existem naturalmente na Terra. Eles precisam ser sintetizados em laboratório.

Isso ocorre porque, com mais de 94 prótons, o núcleo do elemento se torna instável.

Além do plutônio não há elementos pesados que ocorram naturalmente na Terra; eles precisam ser sintetizados

O plano dos cientistas japoneses é disparar feixes do metal vanádio, de 23 prótons, contra um alvo de cúrio (96), um elemento criado artificialmente.

O experimento deve acontecer em um acelerador de partículas perto de Tóquio.

  1. Os 3 grandes paradoxos que tiram o sono de matemáticos e filósofos

A fusão de ambos, criada a partir deste evento superexplosivo semelhante a um cataclima cósmico, daria como resultado o novo elemento superpesado.

Dificuldades à vista

Até aqui parece fácil: 23+96= 119. Mas a conta está longe de ser simples.

As explosões necessárias para criar esse elemento são raras, e a colisão precisa acontecer com a quantidade de energia exata necessária para que a experiência funcione.

Se não houver energia suficiente, os núcleos de ambos os elementos ricocheteiam, e a fusão não ocorre.

Até o momento, a busca por sintetizar o elemento 119 em aceleradores de partículas não obteve resultados

Mas se a explosão for forte demais, o novo átomo se desintegrará.

Por outro lado, há outras combinações de elementos possíveis para criar o ununênio, mas ainda não se sabe exatamente qual é a melhor.

Outra equipe de cientistas já tentou, sem sucesso, disparar um feixe de titânio (22) contra um alvo de berquélio (97). A soma de seus números de prótons também é 119, mas a experiência não funcionou.

Além disso, tais operações são caríssimas e, mesmo que tenham sucesso, conseguem criar um elemento que se mantém coeso por apenas milésimos de segundos.

O estudo japonês ainda está em fase inicial, e ainda pode levar anos para obter resultados.

Tags

Últimas Notícias