Sistema planetário é encontrado através de pesquisa colaborativa

Por band.com.br

Um sistema de, pelo menos, cinco exoplanetas (independentes do Sol) foi descoberto por cientistas através de um projeto chamado Exoplanet Explorers, parte da plataforma on-line Zooniverse, através de dados do telescópio espacial Kepler, da NASA. Este é o primeiro sistema planetário descoberto através do Crowdsourcing (contribuição colaborativa). O estudo foi publicado no "The Astronomical Journal".

Muitos especialistas começaram a trabalhar nos dados da Kepler em 2017, quando o Exoplanet Explorers lançou o projeto que foi apresentado ao programa Stargazing Live na Australia Broadcasting Corporation (ABC).

Durante o anúncio da descoberta, presente em quatro países, cientistas batizaram o novo sistema de o chamaram de K2-138, além de informar que o conjunto tem um quinto planeta – e talvez um sexto, conforme o recente artigo. No entanto, os astrônomos ainda não pesquisaram os fenômenos.

O desenvolvimento da missão Kepler foi gerenciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Veja o retrato do sistema descoberto:

Imagem mostra as órbitas e os tamanhos dos cinco planetas (JPL-Caltech/NASA) Imagem mostra as órbitas e os tamanhos dos cinco planetas (JPL-Caltech/NASA)

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo