Sistema planetário é encontrado através de pesquisa colaborativa

Por band.com.br
Cientistas batizaram o novo sistema de o chamaram de K2-138 (Foto: JPL-Caltech/NASA)
Sistema planetário é encontrado através de pesquisa colaborativa

Um sistema de, pelo menos, cinco exoplanetas (independentes do Sol) foi descoberto por cientistas através de um projeto chamado Exoplanet Explorers, parte da plataforma on-line Zooniverse, através de dados do telescópio espacial Kepler, da NASA. Este é o primeiro sistema planetário descoberto através do Crowdsourcing (contribuição colaborativa). O estudo foi publicado no "The Astronomical Journal".

Muitos especialistas começaram a trabalhar nos dados da Kepler em 2017, quando o Exoplanet Explorers lançou o projeto que foi apresentado ao programa Stargazing Live na Australia Broadcasting Corporation (ABC).

Durante o anúncio da descoberta, presente em quatro países, cientistas batizaram o novo sistema de o chamaram de K2-138, além de informar que o conjunto tem um quinto planeta – e talvez um sexto, conforme o recente artigo. No entanto, os astrônomos ainda não pesquisaram os fenômenos.

O desenvolvimento da missão Kepler foi gerenciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Veja o retrato do sistema descoberto:

Imagem mostra as órbitas e os tamanhos dos cinco planetas (JPL-Caltech/NASA) Imagem mostra as órbitas e os tamanhos dos cinco planetas (JPL-Caltech/NASA)

Loading...
Revisa el siguiente artículo