Estilo de Vida

Astronauta japonês cresce 9 cm em três semanas na Estação Espacial – e está preocupado

Norishige Kanai ‘cresceu como uma planta’ durante sua temporada no espaço. Agora, teme não caber na nave que o trará de volta.

Um astronauta japonês que está vivendo na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) disse ter crescido 9 centímetros desde que chegou ao espaço – há apenas três semanas.

Norishige Kanai relatou no Twitter que está preocupado com a possibilidade de não caber mais na nave espacial russa Soyuz, que deve trazê-lo de volta à Terra em junho.

  1. 5 dados pessoais que você deixa em seu celular sem perceber
  2. Como é Panmunjom, o ‘lugar mais tenso do mundo’, onde as duas Coreias estão conversando

Em média, os astronautas crescem entre dois e cinco centímetros quando chegam ao espaço.

Recomendados

Isso ocorre por causa da ausência da gravidade terrestre. Nessa situação, a coluna vertebral se expande – o crescimento se dá especificamente nos discos de cartilagem que ficam entre os ossos da coluna. O crescimento de Kanai, porém, foi bem superior à média.

"Bom dia a todos. Tenho um grande anúncio para fazer hoje. Tivemos os nossos corpos medidos após chegarmos ao espaço, e uau! Eu cresci 9 centímetros!", escreveu ele na rede social.

"Cresci como uma planta nestas três semanas. Não acontecia nada assim desde o ensino médio. Estou um pouco preocupado quanto a se vou caber no assento da Soyuz quando chegar a hora de voltar."

A Soyuz realmente tem limitação de tamanho nos assentos, que são moldados para a altura original de cada astronauta. Um aumento excessivo de altura do tripulante pode se tornar um problema.

O crescimento dos astronautas costuma ser temporário: eles podem voltar à altura normal depois de retornar à Terra.

"Nove centímetros é muito, mas é possível, já que cada corpo humano é diferente", diz à BBC Libby Jackson, da Agência Espacial do Reino Unido.

"Há uma margem diferente de crescimento para cada pessoa, e cada um responde de uma forma."

Esta é a primeira vez de Kanai no espaço. Antes de estrear como astronauta, ele era médico da Marinha japonesa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos