Estilo de Vida

Italiana testa com sucesso mão biônica ao estilo Star Wars que é sensível ao toque

A italiana Almerina Mascarello, que vive no Vêneto, testou com sucesso, por seis meses, uma prótese para mão sensível ao toque, informam os pesquisadores nesta quinta-feira (4).

A «mão biônica» foi implantada no corpo dela em junho de 2016 no Policlínico Gemelli, de Roma, em cirurgia liderada pelo neurocirurgião Paolo Maria Rossini. O equipamento que foi desenvolvido pelo grupo de Silvestre Micera, com especialistas da Escola Superior Sant’Anna e do Politécnico de Lousanne, na Suíça, lembra bastante a mão robótica utilizada pelo personagem Luke Skywalker, da saga «Star Wars».

Leia mais:
Dentista é condenado a pagar indenização milionária à própria mãe pela educação recebida
Como o preço do cobre disparou – e o que a China e os carros elétricos têm a ver com isso

Recomendados

Mascarello havia perdido a mão em um acidente já há alguns anos e testou uma versão melhorada do implante anterior, realizado em 2014, em um homem dinamarquês, contou o cientista Micera à Ansa.

De acordo com o líder da missão, essa prótese «atinge o sistema que registra os movimentos dos músculos e os traduz como sinais elétricos, que serão transformados em comandos para as mãos».

«Um outro sistema transforma as informações registradas pelos sensores da mão em sinais a serem enviados aos nervos e então viram informações sensoriais», explica ainda Micera. Os eletrodos usados no equipamento, por sua vez, foram criados pela universidade alemã em Friburgo.

Após a retirada da «mão biônica», os especialistas analisaram as informações, enviadas a todo instante para uma mochila que Mascarello carregava, e tem agora a missão de «tornar a tecnologia acessível».

«A mochila foi um passo intermediário e, o próximo, é miniaturizar a parte eletrônica», finaliza Micera.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos