Estilo de Vida

Vai viajar? Leve o tradutor que ‘fala’ 80 idiomas

Dispositivo de bolso faz traduções instantâneas com ajuda de inteligência artificial

Vivemos num mundo globalizado, o que significa que precisamos nos comunicar com pessoas do mundo todo – e não é só quando viajamos. Mas não é possível aprender todos os idiomas – cerca de 83% das pessoas falam dois idiomas ou menos -, o que faz da comunicação algo muito difícil dependendo de onde estamos e com quem estamos tentando falar.

Não mais. Três amigos criaram o Travis, o primeiro tradutor de bolso do mundo que “fala” mais de 80 idiomas, por acreditarem que todos devem poder se comunicar em outras línguas.

“Nós projetamos o Travis para funcionar em conversas, como um microfone, mas sem que seja necessário segurá-lo próximo à boca de quem está falando, para que a tradução não atrapalhe e seja só mais uma parte da conversa”, disse Lennart van der Ziel, um dos criadores, ao Metro Jornal.

Recomendados

Para usar o dispositivo, basta ativá-lo, selecionar os idiomas da conversa e começar a falar. Assim que tiver terminado, basta pressionar um dos botões que ele fará a tradução. Mas não se empolgue no papo, porque o Travis só consegue traduzir algumas frases de uma vez.

Essa tradução é feita por meio de inteligência artificial, o que significa que o aparelho vai se aperfeiçoando sozinho, conforme é usado.

“Como o Travis usa o repertório de diversos sites de tradução ao mesmo tempo e vai se adaptando ao uso,  tem uma precisão de 80 a 90%”, diz Ziel.

Apesar de o dispositivo usar sites, ele funciona normalmente “off-line”, quando o usuário não tem acesso a internet.

O Travis ainda tem 12 horas de duração de bateria (é recarregável), dá a opção de aumentar ou diminuir o volume, é compatível com bluetooth e fones de ouvido, e armazena o histórico de traduções, incluindo as frases ditas, do usuário.

É possível encomendar o dispositivo, que custa US$ 149 pelo link, mais taxa de entrega.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos