Estilo de Vida

Sonda Cassini encerra missão de 20 anos em Saturno

Após 20 anos recolhendo informações importantes sobre Saturno, a sonda Cassini fez seu último mergulho nesta sexta-feira (15) em direção ao 6º planeta do sistema solar.

O processo de desintegração dela começou a partir da aproximação da sonda na atmosfera do planeta, que incendiou por conta do atrito. Esta última etapa da missão foi chamada de Grand Finale.

A Cassini realizou quase 300 voltas em torno do planeta. Com a missão, a Nasa conseguiu reunir informações importantes sobre Saturno, como os mares de metano líquido sobre a lua Titã e a existência de um vasto oceano de água salgada sobre a superfície da lua Encélado.

Recomendados

O lançamento da Cassini aconteceu no dia 15 de outubro de 1997 e chegou no planeta somente em 2004, percorrendo 3,5 bilhões de quilômetros. A missão teve mais de cinco mil pessoas trabalhando nela e envolveu 17 países.

O nome da sonda é uma homenagem ao astrônomo italiano Giovanni Domenico Cassini, que descobriu quatro satélites de Saturno e a divisão entre os anéis do planeta.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos