Estilo de Vida

Aplicativo de troco digital será testado em Curitiba

O Sindiabrabar (Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba) fechou uma parceria com uma nova plataforma, o Troco Simples. Consiste em um aplicativo gratuito que digitaliza o troco e traz um rendimento para o usuário. O troco é recebido no CPF do cliente e vai direto para a conta cadastrada no aplicativo.

Criado de Lages-SC, o aplicativo tenta se expandir pela capital paranaense. Segundo Anderson Locatelli, um dos sócios da empresa,diz que o objetivo é diminuir  o tempo perdido pelas empresas, já que elas vivem precisando “correr atrás” de troco para dar aos clientes.

Locatelli diz que um estabelecimento, em suas trocas normais, não consegue obter de 30% a 40% das moedas necessárias para troco. “O que falta é uma parte do dinheiro, aquilo que ele não tem. Isso é oferecido pelo Troco Simples”, salienta.

Recomendados

Para os clientes a vantagem é a praticidade e a segurança. Segundo Locatelli, hoje em dia, cada pessoa perde em média 27 moedas ao ano. “Se esse dinheiro fosse investido no Troco Simples, não só seria guardado, como também seria possível transferí-lo para outra conta bancária sem que nenhum tipo de taxa seja cobrada”, diz.

Como funciona

Aos invés de receber moedas e pequenos valores, o troco é armazenado em uma conta criada na plataforma.

O aplicativo também possibilita que o usuário acumule pontos somados entre cada transação feita no aplicativo, para depois trocá-los por dinheiro. A cada 100 pontos, ganha R$ 10.

Para as empresas há a possibilidade,  por exemplo, a realização de transações, o pagamento de boletos, além de reduzir o risco da operação delivery, pois o motoboy só vai precisar digitar o CPF do cliente.

Bares e restaurantes

O  vice-presidente do Sindiabrabar, Gustavo Grassi, está divulgando  os aplicativo entre os associados. “Os estabelecimentos estão conhecendo, e a partir disso, eles decidirão se irão ou não aderir ao Troco Simples”. diz

Ele avalia que a parceria será benéfica também para os clientes, pois com ela será possível pagar contas e comprar créditos no celular.

Gustavo ainda aponta que o uso de startups tem sido uma tendência dentro de estabelecimentos. “O próprio Uber é um exemplo disso”, cita. “O estabelecimento comercial vai poder dar troco sem nenhuma falta, com certeza vai revolucionar ao mercado”, completa.

Dinheiro perdido

De acordo com levantamento do Banco Central, hoje são mais de 7 bilhões de unidades de moedas retiradas de circulação, o que soma mais de R$ 500 milhões fora do mercado. O banco inclusive lançou uma campanha para incentivar ao brasileiro que guarde as “moedas esquecidas”.

Compatibilidade

O Troco Simples pode ser baixado nos sistemas Android e IOS, basta um usuário baixar o aplicativo, se cadastrar com CPF e começar a usar. Para o cadastro de empresas, é necessário fazer o cadastro como usuário, e em seguida utilizar o menu configurações para cadastrar a empresa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos