Social

Mulheres sofrem ataque violento em praia de Fortaleza motivado por lesbofobia e racismo

Agressão começou no setor conhecido como Praia dos Crush. Reprodução / Google Maps / Pedro de Farias

No último domingo (09) cinco mulheres foram vítimas de uma tentativa de linchamento motivadas por lesbofobia e racismo na Praia de Iracema, em Fortaleza.

ANÚNCIO

De acordo com o jornal O Povo, uma publicitária, uma advogada, uma jornalista, uma graduada em marketing e uma universitária do curso de Moda foram cercadas e atacadas por um grupo de 15 a 20 pessoas após denunciar a agressão cometida por um vendedor ambulante.

«Dei 20 R$ e ele devolveu apenas R$ 6 de troco. Disse que não tinha o restante do dinheiro e que ia colocar mais cachaça na caipirinha. Minha namorada disse que não precisava e depois passava lá para pegar o troco. Ele começou a dizer que ela estava bêbada e agredir a gente com palavras. Foi quando escutei ele insultar e a chamar de sapatão e falou em questão de pele, uma injúria racial com ela. Ela não ouviu, pois estava distante. Eu voltei e pedi respeito. Quando virei para procurar minha namorada ele deu um soco na lateral do meu rosto», relatou a principal vítima da agressão que não teve a identidade revelada.

Recomendados

A advogada de 26 anos recebeu inúmeras ofensas e foi imobilizada por dois homens, além de ter pertences roubados.

«Na primeira porrada que ele me deu eu caí no chão. Meu óculos caíram e meu relógio sumiu. Quando levantei o outro cara que estava na barraca amarrou meu braço para trás e senti uma porrada no mesmo lugar. Continuaram me batendo e ele travou meus braços. Minha namorada ficou na minha frente e mandando ele ir embora», contou em  entrevista.

A Polícia Militar chegou ao local, mas após nenhum dos suspeitos serem encaminhados para a delegacia, as vítimas desistiram e seguiram até o carro no intuito de voltar para casa.

Foi então que a tentativa de linchamento ocorreu e as mulheres foram surpreendidas por um grupo de 15 a 20 pessoas, a maioria do sexo feminino, que corria em direção a elas com gritos de «sapatão» e frases como «vocês não deviam estar aqui».

Uma terceira vítima da tentativa de linchamento relata que correu até o posto policial: «Cerca de 20 pessoas correndo atrás da gente, a maioria mulheres. Quando a gente viu, a primeira reação que eu tive foi de correr para chamar a Polícia. Eu corri muito rápido e, enquanto isso, as pessoas estavam batendo nelas. Cheguei ofegante na cabine da Polícia. Afirmei que minhas amigas estavam sendo agredidas e um dos PMs disse que ia pegar a moto. Eles foram e eu fui correndo na frente. Só pararam de bater nelas depois que a Polícia chegou», afirmou.

A Polícia Civil do Estado do Ceará informou que as investigações estão ativas e o órgão analisa qual procedimento policial será instaurado e em quais os crimes os autores serão indiciados.

«Estamos com medo. Eu não estou querendo nem sair de casa. O medo é que alguém tenha gravado a minha cara. Uma das meninas chegou a ver uma mulher armada com faca e saiu correndo. Poderia ter acontecido algo pior se a Polícia não tivesse chegado. A gente não tinha nem como se defender», relata uma das vítimas sobre as consequências que a violência trouxe a sua vida.

Tags

Últimas Notícias